O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Anne Teresa De Keersmaeker, Amandine Beyer / Rosas, Gli Incogniti - Mystery Sonatas / for Rosa

Anne Teresa De Keersmaeker, Amandine Beyer / Rosas, Gli Incogniti – Mystery Sonatas / for Rosa

“Uma rosa é uma rosa é uma rosa.”
— Gertrude Stein

A música e a geometria sempre foram centrais no trabalho de Anne Teresa De Keersmaeker. Em Mystery Sonatas / for Rosa, esses interesses enlaçam-se através de um símbolo: a rosa. Com um simbolismo antigo na história de arte e na literatura, a rosa representa frequentemente secretismo e mistério. Escritas por volta de 1676, as Sonatas dos Mistérios [Mystery Sonatas] são uma tradução musical dos quinze mistérios sagrados da vida da Virgem Maria. Nesta coreografia, as rosas são invocadas não apenas pela sua beleza, mas por causa da sua resistência: cada rosa traz os seus espinhos. O corpo dançante, individual ou comunitário, torna-se num ato de resistência enquanto a música de Biber, rica no seu virtuosismo e na sua narrativa, abre uma porta para tal. Este trabalho é dedicado a mulheres de resistência: Rosa Bonheur, Rosa Luxemburg, Rosa Parks, Rosa Vergaelen e Rosa, a ativista do clima de 15 anos que morreu nas inundações na Bélgica em 2021.

Em 1980, e após estudar dança no Mudra School in Brussels and Tisch School of the Arts em Nova Iorque, Anne Teresa De Keersmaeker (que nasceu em 1960) criou Asch, o seu primeiro trabalho coreográfico. Dois anos depois estreou Fase, Four Movements to the Music of Steve Reich. Criou a companhia Rosas em 1983, em Bruxelas, enquanto criava o trabalho Rosas danst Rosas. Desde então, as suas coreografias foram encaradas como meios para explorar a relação existente entre dança e música. Criou, com a sua companhia, um abrangente corpo de trabalho envolvendo as estruturas musicais de vários períodos, desde a música antiga às expressões mais contemporâneas e populares. O seu trabalho desenha ainda princípios formais de geometria e padrões numéricos, oferecendo uma perspetiva única sobre a articulação do corpo no espaço e no tempo. Em 1995 criou ainda a escola P.A.R.T.S. (Performing Arts Research and Training Studios) em Bruxelas, em associação com De Munt/La Monnaie.

Coapresentação com:
Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, nos dias 25 e 26 janeiro de 2023

Fonte: http://www.teatromunicipaldoporto.pt/pt/programa/anne-teresa-de-keersmaeker-amandine-beyer-rosas-gli-incogniti-mystery-sonatas-for-rosa/

Anne Teresa De Keersmaeker, Amandine Beyer / Rosas, Gli Incogniti – Mystery Sonatas / for Rosa

Data

20 Jan 2023
Desde

Hora

21:30
Teatro Rivoli

Localização

Teatro Rivoli
R. do Bonjardim 143, 4000-440 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-teatro-rivoli-porto/
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »