O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Afonso Pais "O Que Já Importa" no Coliseu do Porto

Afonso Pais “O Que Já Importa” no Coliseu do Porto

Afonso Pais “O Que Já Importa” no Coliseu do Porto – Salão Ático

O Blues é a memória animada mais antiga que tenho. Trouxe a música até mim, depois a guitarra. Antecede todas as escolhas de uma vida musical. “O Que Já Importa” não recapitula. Precede. – Afonso Pais
Com este conjunto de canções, Afonso Pais, compositor e guitarrista, inaugura um novo capítulo de concretização artística quatro anos depois da edição discográfica anterior. Não será certamente exagerado dizer que o período de tempo que medeia entre esse momento e o momento presente foi de revolução interior e de reinvenção.
Estreado em Lisboa, aquando o lançamento do disco em Junho, este espectáculo apresenta-se agora no Porto e centra-se nesse ponto de viragem, numa celebração ao vivo. Em palco estarão dois Trios: três vozes – João Neves, Luísa Caseiro e Nazaré da Silva – somadas aos três instrumentos da secção rítmica – João Hasselberg no baixo elétrico e João Lopes Pereira na bateria, para além de Afonso Pais –, que funcionam ora em simbiose ora em contraponto ao longo das músicas, nas quais descrevem um vaivém tímbrico e de espacialidade que é essencial à simplicidade com que a mensagem musical se propõe ser transmitida ao ouvinte.
“O Que Já Importa” celebra o que a música pode ter de mais conciso. A depuração rítmica de cada uma das canções é o mote para a sua particularidade: cada faixa ouvida revela aos poucos a mensagem como num mantra, em repetições que tornam reconhecível o retrato musical como um todo, como um só retrato, particular e irrepetível.
Todas as canções são provindas de um imaginário centrado na guitarra como “voz” criadora. Dela despontam os lugares e episódios, os momentos e as viagens que os interligam. São canções num sentido amplo e diversificado, que acolhe as idiossincrasias próprias de um instrumento tão popular e rico em elementos de culturas tão diversas quanto o é a guitarra. Também representada está a canção portuguesa, a melodia em português, que reluz da letra e do lugar de nostalgia.
Cada música reconstitui uma vivência e reconstrói a sua marca na memória emocional que a acompanha: uma autobiografia em sons. Este trabalho corporiza o significado do Blues nas suas várias manifestações em mim. Não sei o que foi começo nem qual o destino. Mas sei tudo sobre o percurso feito, e aqui conto essa história, com os pontos de referência que importam.
Confiando-nos estas palavras, Afonso Pais convida-nos a uma descoberta sobre como acontecerá a transposição da música deste novo disco para o palco. O Que Já Importa” é o quinto disco de originais que aqui se desvenda, numa experiência que relembra e remete ao essencial da sua música.

Bilhetes disponíveis aqui

Data

02 Out 2021
Expired!

Hora

21:00
Coliseu do Porto

Localização

Coliseu do Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-coliseu-do-porto/
Anuncia-na-Agenda
Anuncia-na-Agenda

Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *