O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Encenação e interpretação: Maria João Luís Direção musical: Hélder Moutinho e músicos Textos: João Monge Será o fado-destino a matéria espiritual a ditar o encontro destas três personalidades criativas tão singulares? Será esta arte, nascida de forma espontânea nos bairros populares lisboetas, o tempero imprescindível da nossa passagem pela vida? Expressão de liberdade e intervenção, o fado encontra no teatro um fraterno aliado, que o ajuda a definir-se em duas formas complementares: o fado cantado e o fado falado. A fusão entre a voz de todas as cores de Hélder Moutinho, e as emoções povoadas de palavras, delicadamente ditas por Maria João Luís, catalisam a poesia ímpar de João Monge, e abrem os portões de regresso a uma abordagem pura e ancestral: o fado da verdade. E é daqui que parte o voo planado deste espetáculo, alicerçado nos antípodas de todas as intelectualidades, porque este é o tempo de suprimir a cultura descartável, para deixar espaço à sublimação, ao feitiço encantatório duma intuição poética transcendente. A união do fado ao teatro, em forma de difusão da poesia e literatura portuguesa, onde além da cenografia, iluminação e sonoplastia, agora se juntam a representação, cumpre com toda a originalidade e abre uma janela para que se possa vir a criar uma outra forma de fazer teatro ou fazer fado, já que ambos se unem pela forma de expressão relativamente à interpretação da poesia.

A Voz e A Alma – Coliseu do Porto

Encenação e interpretação: Maria João Luís
Direção musical: Hélder Moutinho e músicos
Textos: João Monge

Bilhetes 🎟 

Será o fado-destino a matéria espiritual a ditar o encontro destas três personalidades criativas tão singulares? Será esta arte, nascida de forma espontânea nos bairros populares lisboetas, o tempero imprescindível da nossa passagem pela vida? Expressão de liberdade e intervenção, o fado encontra no teatro um fraterno aliado, que o ajuda a definir-se em duas formas complementares: o fado cantado e o fado falado.
A fusão entre a voz de todas as cores de Hélder Moutinho, e as emoções povoadas de palavras, delicadamente ditas por Maria João Luís, catalisam a poesia ímpar de João Monge, e abrem os portões de regresso a uma abordagem pura e ancestral: o fado da verdade. E é daqui que parte o voo planado deste espetáculo, alicerçado nos antípodas de todas as intelectualidades, porque este é o tempo de suprimir a cultura descartável, para deixar espaço à sublimação, ao feitiço encantatório duma intuição poética transcendente.
A união do fado ao teatro, em forma de difusão da poesia e literatura
portuguesa, onde além da cenografia, iluminação e sonoplastia, agora se juntam a representação, cumpre com toda a originalidade e abre uma janela para que se possa vir a criar uma outra forma de fazer teatro ou fazer fado, já que ambos se unem pela forma de expressão relativamente à interpretação da poesia.

A Voz e A Alma – Coliseu do Porto

Data

14 Abr 2022
Desde

Hora

21:00
Coliseu do Porto

Localização

Coliseu do Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-coliseu-do-porto/
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »