O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

A Necessidade de Respeitar a Natureza e os seus Limites

A Necessidade de Respeitar a Natureza e os seus Limites

A Necessidade de Respeitar a Natureza e os seus Limites

 

Dia 15 de abril, às 15h00, assista à reflexão antropológica, no âmbito do programa internacional PLURALIZANDO O ANTROPOCENO, sob o tema A NECESSIDADE DE RESPEITAR A NATUREZA E OS SEUS LIMITES, com a participação Helena Freitas (Centre For Functional Ecology | Fundação de Serralves) e moderação de Gonçalo Santos (CIAS/ Sci-Tech Asia) e Luísa Santos (CIAS / University of Coimbra).
A pandemia que experienciamos evidencia o excesso e a irracionalidade do nosso sistema de produção e consumo, expondo uma evidente emergência da crise ecológica e da saúde. Somos vítimas de um sistema económico que se afirma num crescimento cego para além dos limites planetários, e que nada faz quando confrontado com as consequências para a saúde e obsessão pelo lucro. O modelo de desenvolvimento em que se baseia toda a atividade económica gera riscos colossais na saúde e enormes impactos sociais e ambientais, ao mesmo tempo que fomenta uma desigualdade que se torna insustentável. Hoje o verdadeiro desafio é fazer do pós-crise uma oportunidade de transformação individual e coletiva, assumindo a nossa vulnerabilidade e a nossa condição integral com um planeta comprometido com a ecologia, a saúde e a paz; um mundo maior do que nós, baseado na cumplicidade, na diversidade e na cooperação, capaz de acolher e cuidar da pluralidade das formas de vida. Não se trata de restaurar e voltar a uma condição anterior, mas de propor alternativas para o bem universal, com criatividade e cooperação, apoiando a transição para atividades de baixo carbono e resilientes, impulsionadas por investimentos justos, capacitação, conhecimento, e envolvendo a sabedoria do mundo que é, no fundo, a nossa casa comum.
Junte-se a nós, através de inscrição gratuita prévia através do link. O link de acesso será enviado a cada um dos inscritos.
Preço: grátis · Duração: 1 h
A Necessidade de Respeitar a Natureza e os seus Limites Serralves
[smartslider3 alias=”fundo-do-mec-agendas-“]

Data

15 Abr 2021
Desde

Hora

15:00

Localização

Evento Online
Porto
Categorias
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »