O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Do Check-in ao Check-out: como a tecnologia pode facilitar a gestão do seu Alojamento Local

Depois de dois anos de pandemia, o Turismo voltou em força.

Do Check-in ao Check-out: como a tecnologia pode facilitar a gestão do seu Alojamento Local
Pixabay / Pexels

Depois de dois anos de pandemia, o Turismo voltou em força. De acordo com os dados recentemente divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), em março deste ano o número de hóspedes e dormidas em alojamentos turísticos portugueses aumentou, respetivamente, 30,8% e 26,7% face ao mesmo período de 2022.

Estes valores acabam, inclusive, por serem superiores aos verificados em março de 2019, em 10,4% e 10,2%, percentagens que, apesar de serem bem-vindas, acabam por trazer uma maior responsabilidade e pressão sobre os Alojamentos Locais (AL) que de há uns anos para cá se têm colocado na linha da frente do ramo da hospitalidade em Portugal.
Contudo, porque, na sua maioria, os Alojamentos Locais correspondem a pequenas empresas de âmbito familiar, a gestão de alojamento local em Lisboa e em outras partes do país pode tornar-se mais complicada com o aumento da procura. Conseguir o melhor dos dois mundos, isto é, conseguir absorver o aumento de turistas e acolhê-los com qualidade, não é tarefa impossível, especialmente com o desenvolvimento tecnológico que se tem verificado nos últimos anos nos sistemas de gestão e faturação de alojamentos locais.

Do Check-in ao Check-out: como a tecnologia pode facilitar a gestão do seu Alojamento Local
Unsplash

Como pode a tecnologia facilitar a gestão do seu Alojamento Local (AL)?

À semelhança do que tem vindo a acontecer em várias outras áreas de negócio, como o Retalho (tradicional, online e omnicanal), Restauração e até na Hotelaria, existe um movimento de integração de novos sistemas tecnológicos no atendimento, logística e pagamento, entre outros, que estão ajudar este tipo de negócios a optimizar a sua gestão permitindo-lhes entregar melhores produtos aos clientes.
No caso específico dos Alojamentos Locais, muitos dos proprietários dividem o seu tempo entre a gestão do AL e o seu trabalho regular, o que pode levar a constrangimentos vários na hora de responder a uma solicitação urgente ou a um inusual e avolumado número de pedidos de check-in ou check-out.
A situação fica ainda mais complicada quando em vez de um, o proprietário possui dois ou três AL e o dom da omnipresença não é a sua especialidade.
Assim, é normal que os responsáveis por estes negócios se perguntem “como gerir um grande número de reservas e os hóspedes?” ou “como facilitar os processos de check-in e check-out de modo a obter uma maior qualidade de serviço e rendimento?”. A resposta é a tecnologia.
PMS, já ouviu falar? O PMS ou sistema de gestão de propriedade é um dos exemplos de como a tecnologia está a mudar a face da gestão de AL. Na prática, este software ajuda o proprietário a centralizar a gestão das reservas, pagamentos e relatórios de atividade permitindo-lhe automatizar todo o processo de check-in e check-out.
A ajuda tecnológica à gestão dos AL não se fica, contudo, pelo PMS. Porque muitos proprietários vivem longe do seu AL, já existem no mercado soluções que permitem a gestão remota do acesso.
Com o auxílio da Internet e com todas as garantias de segurança, estas soluções criam “chaves virtuais” que permitem que o hóspede abra a porta do AL e do seu quarto através de um toque no smartphone.
Igualmente importante é a gestão dos anúncios online e da presença nas redes sociais, uma vez que uma grande parte dos clientes acaba por encontrar o AL da sua eleição mediante a pesquisa e leitura das avaliações online da experiência de outros hóspedes.
Para além de já existirem soluções que fazem a gestão do perfil do AL no mundo digital, algumas delas vão ainda mais longe e conseguem direcionar os anúncios para os mercados e potenciais clientes que o AL procura atrair.

Até agora falamos de soluções individuais com uma amplitude relativamente limitada, mas há quem faça mais: a solução GuestReady.
Esta startup internacional de gestão de unidades de alojamento local e apartamentos turísticos em plataformas online que faz a gestão de mais de 200 alojamentos turísticos em Portugal, criou uma solução tecnológica “chave-na mão” que vem permitir a agilização, promoção e gestão do seu alojamento local em Lisboa ou em qualquer outra parte do país.
Para além de gerir da melhor forma os processos de check-in e check-out tornando-os mais simples e intuitivos, esta solução GuestReady vai ajudar os proprietários de AL a aumentarem a rentabilidade em época baixa e a reduzirem a sua carga de trabalho através da gestão de preços, comunicação com clientes (24/7), limpeza, lavandaria, produtos de higiene pessoal e promoção do AL nos mercado turísticos nacionais e internacionais com o tratamento dos anúncios online.

Do Check-in ao Check-out: como a tecnologia pode facilitar a gestão do seu Alojamento Local

Planning a Trip to Porto? Top Websites and Tips to Know

21 coisas incríveis para experimentar na sua primeira viagem ao Porto

Turismo

O que fazer no Porto? Aqui estão atividades imperdíveis para tornar a sua viagem ao Porto inesquecível.
Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)
o que fazer este fim de semana no Porto
Eventos e Ideias
Tudo para um fim de semana Perfeito na Invicta!

Do Check-in ao Check-out: como a tecnologia pode facilitar a gestão do seu Alojamento Local

Translate »