No último fim de semana de abril, o Batalha apresentará um programa de cinema chamado “Towards the Last Movies“, que consistirá em uma maratona de 17 horas de duração, com uma seleção de filmes que foram vistos por ícones do século XX antes de suas mortes.
Em uma manhã de 1980, pouco antes de cometer suicídio, Ian Curtis assistiu na televisão ao filme “O Cabo do Medo” (1962), dirigido por J. Lee Thompson. Já Bette Davis faleceu em uma suíte presidencial de luxo no melhor hotel de San Sebastián, após receber o Prémio Donostia e assistir a uma projeção de um de seus primeiros papéis, em “Waterloo Bridge” (1931), dirigido por James Whale.
Estas personalidades ilustres, incluindo Anne Frank, Kurt Cobain, Pier Paulo Pasolini e o famoso culto Heaven’s Gate, são as inspirações para o novo programa Towards the Last Movies. O programa, desenvolvido em conjunto com o Batalha, que irá apresentá-lo pela primeira vez, tem curadoria de Stanley Schtinter, artista, escritor e programador aclamado como “exorcista” pelos tabloides britânicos.
O objetivo do programa é criar um desafio de resistência que durará das 17:15 de sábado até a manhã seguinte. Os participantes serão recompensados por sua perseverança com um bilhete único.
The Lighthouse by the Sea, Malcolm St. Clair, 1924
J’irai cracher sur vos tombes [excerto], Michel Gast, 1959
Edipo Re, Pier Paolo Pasolini, 1967
Cape Fear, J. Lee Thompson, 1962
The Mozart Brothers, Suzanne Osten, 1986
I Want to Live! [excerto], Robert Wise, 1958
Waterloo Bridge, James Whale, 1931
Wodaabe: Herdsmen of the Sun, Werner Herzog, 1989
The Piano, Jane Campion, 1993
Secrets & Lies, Mike Leigh, 1996
Eyes Wide Shut [trailer], Stanley Kubrick, 1999
Autor: Miguel Aguiar