As viagens de carro são a combinação perfeita de conforto, rapidez e flexibilidade de horários. O automóvel pode ser o meio de transporte ideal quando é necessário chegar a parques naturais, praias remotas e locais históricos perto do Porto. Para ser justo, vale a pena referir que, embora o carro não seja a única opção para viajar neste caso, é bastante difícil satisfazer as necessidades de transporte para essas zonas com transportes públicos, uma vez que estes podem não passar por lá ou, quando passam, é de forma bastante irregular.
Onde ir de carro para umas férias ativas perto do Porto?
Onde está, então, o local ideal para uma viagem de carro de um dia? Especialmente para quem gosta de percursos pedestres na natureza:
Para começar, vale a pena explorar os trilhos que abrangem várias rotas de montanha e parques naturais nacionais. Assim, o primeiro lugar a visitar é o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Este parque nacional fica suficientemente distante para ser mais conveniente chegar de carro. Além disso, tem uma área bastante extensa, que é mais fácil de explorar de automóvel. Para além das belas paisagens e miradouros, é possível observar animais selvagens.
Outro local imperdível são os Passadiços do Paiva e Arouca. Ao chegar, encontrará um percurso de 8 km ao longo do rio Paiva. Importa destacar que este trilho encanta pelas suas paisagens e beleza natural. Além disso, poderá atravessar a maior ponte suspensa do mundo.
O terceiro destino recomendado é o Parque Natural das Serras do Porto. É ideal para um dia de descanso, já que se situa perto da cidade. Aqui, poderá não só desfrutar de atividades de aventura, mas também visitar aldeias pitorescas, conhecidas pela sua arquitetura tradicional em pedra.
Outro local que não se enquadra no turismo de montanha, mas que merece destaque, é o Vale do Douro. Património Mundial da UNESCO, esta região vinícola é única. Ao visitar, não deixe de percorrer a Estrada N222, considerada uma das mais bonitas do mundo.
Por último, temos os locais onde a principal atração são as praias e os desportos aquáticos. Um exemplo é a praia de Matosinhos, facilmente acessível de carro e ideal para a prática de surf, sobretudo para iniciantes.
Outro destino popular para relaxar é a praia de Leça da Palmeira. É o local perfeito para férias tranquilas à beira-mar, em contacto com a natureza, incluindo as icónicas Piscinas das Marés.
Para terminar as atrações aquáticas, destacam-se ainda as praias do Furadouro e de Cortegaça. Aqui, o ambiente é mais selvagem e isolado, com menos afluência, garantindo maior tranquilidade.
Também existem outras opções a considerar: uma visita ao Monte da Penha, em Guimarães, que oferece vistas panorâmicas e percursos pedestres, acessíveis de carro até ao topo da montanha, a cerca de uma hora de viagem. E, se for em agosto, vale a pena passar por Santa Maria da Feira para assistir à famosa Viagem Medieval, um dos maiores eventos históricos de recriação em Portugal, localizado a apenas meia hora de carro do Porto.
Pneus e segurança fora da cidade
Viajar de carro com conforto exige mais do que verificar apenas os sistemas que garantem comodidade e os itens essenciais para a viagem. Para além da suspensão e dos amortecedores, os pneus são fundamentais para garantir conforto e, sobretudo, segurança, assegurando a aderência ideal ao piso e ajudando a evitar aquaplanagem ou derrapagens.
Assim, não importa se vai percorrer as zonas históricas do Porto ou as estradas sinuosas das montanhas — os pneus devem ser adequados ao veículo, à situação e de boa qualidade. É essencial inspecionar eventuais danos ou desgaste, manter a pressão correta e considerar o índice de carga e o índice de velocidade.
Para que serve o índice de velocidade?
Segundo especialistas da AUTODOC: «Por definição, a classificação de velocidade do pneu indica a velocidade máxima que este pode suportar durante um determinado período de tempo sem risco de falha».
É claro que essas ações proporcionam mais confiança em termos de segurança ao volante e reduzem o risco de se envolver numa situação com danos nos pneus num local onde há muitos quilómetros até à oficina mais próxima. Mas o que fazer se, mesmo assim, furar um pneu fora da cidade?
Para começar, encoste o carro com segurança na berma, ligue as luzes de emergência e coloque o triângulo, que avisará os outros carros que há uma situação de emergência e um obstáculo na estrada à frente deles. Além disso, não se esqueça de vestir um colete refletor. Em seguida, utilize o pneu sobressalente e as ferramentas necessárias ou chame imediatamente o serviço de assistência rodoviária, pois fazer reparos por conta própria na berma de uma estrada desconhecida pode ser perigoso.
É claro que, antes de sair da cidade, não será supérfluo fazer uma rápida inspeção de todo o carro e, se necessário, procurar uma oficina mecânica. O principal é fazer tudo com sensatez e responsabilidade, e então a sua viagem se tornará uma aventura maravilhosa, cheia de experiências incríveis!
Leia mais:
Para saber mais sobre pneus para automóveis visite AUTODOC
Informações úteis sobre o pneu sobressalente no carro
https://oporent.com/pt/blog/roteiros-imperdiveis-na-regiao-do-porto