41º Festival Internacional do Porto

Programação Fantasporto 2021 | Hard Club

A edição deste ano do Festival Internacional de Cinema do Porto - Fantasporto realiza-se de 26 de abril a 4 de maio no hard club

fantasporto hard Club 41º Festival Internacional do Porto

Em 2020, o Fantasporto celebrou os seus 40 anos com uma grande festa. E escapou por um triz aos efeitos da pandemia que estava a começar em Portugal, e que levou depois ao primeiro confinamento que também fechou naturalmente teatros e salas de cinema. Na sua preocupação com a verdade do cinema em sala, o Fantasporto´2021 adaptou-se, como tinha de ser, adiando e até mudando excepcionalmente de local. No entanto, se a evolução da abertura que se vem sentindo se mantiver, pode por fim anunciar mais uma festa do Cinema e da Cultura. Desta feita desce à Ribeira do Porto e ocupa o icónico Hard Club, com a sua arquitectura industrial característica. A realização da 41ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto de 26 de Abril a 2 de Maio.
Realizado só numa sala e com lotação rigidamente limitada devido à aplicação integral de todas as regras de higiene COVID , terá naturalmente diferenças em relação ao que vem sendo habitual. De qualquer forma o Line -up apresentado a 15 de Dezembro do ano passado não tem qualquer alteração, algo que demonstra a institucionalização e interesse no potencial do evento, tanto a nível internacional como nacional. Devido a estas restrições , chama-se a atenção, não haverá repetição da exibição dos filmes, todos eles a concurso com excepção dos clássicos.

Programação Fantasporto 2021 | Hard Club

fantasporto hard Club 41º Festival Internacional do Porto 1
De 25/4 a 4/5, o programa dia a dia do Fantasporto 2021 no Hard Club.
Venda de bilhetes e na TicketLine e locais de venda habituais.
 
FANTASPORTO’2021
 
2ª FEIRA, 26 ABRIL
13.00 • PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS – MELHOR FILME
Toponímia- As Memórias do Porto – António Pinto – 82’ (Port)- PCP-ANTESTREIA MUNDIAL-documentário – v.o. fal. port
Pelas ruas do Porto, uma viagem num lento mas panorâmico comboio para o passado. Um legado de costumes e ofícios antigos que começaram a entrar em desuso e um documento sobre a memória colectiva do Porto. A nostalgia do tempo passado em confronto com evolução do tempo.
15.00 • Ten Minutes to Midnight- Erik Bloomquist – 73’ (EUA) CF – comédia, horror, zombies – v.o. fal. ingl
Uma radialista com um programa nocturno, Amy Marlow, fica presa na estação com os colegas e o dono da estação, durante uma violenta tempestade, depois de ter sido mordida por um morcego. Com Caroline Williams (“Texas Chainsaw Massacre 2”). 1ª longa-metragem do realizador.
17:00 • Paper Spiders- Inon Shampanier- 110’ (EUA) SR- drama – v.o. fal. ingl
Mãe e filha mudam para uma casa nova. Convencida de que o vizinho as espia constantemente, a mãe parece paranoica. Com interpretações notáveis de Lili Taylor, actriz nomeada para 3 Emmys. 2ª longa metragem do realizador.
19:30 • Morte em Veneza (Morte a Venezia) – Luchino Visconti- 130’ – (Ita/Fra) -1971- FANTASCLASSICS – drama – v.o. leg port
A obsessão do aristocrata que sabe estar a caminho da morte e sente a nostalgia de perder a visão da Beleza, simbolizada pelo adolescente Tadzio. A música de Mahler, o romance de Thomas Mann, a interpretação de Dirk Bogarde e o olhar de Visconti, numa obra-prima imperdível.
 
3ª FEIRA, 27 ABRIL
13.30 • PRÉMIO DE CINEMA PORTUGUÊS – MELHOR FILME- CURTAS -METRAGENS – 86’- v.o. leg ingl
Experimental Horror Film # 1: Skull – Luís Miranda- 1’ 49’’ (Port)
Aldeia do Diabo- Bruno Acosta, Marcos Kontze, Melissa Gomes, Tom Freitas- 10’ 50’’ (Port)
Guarda-fato – Gonçalo Silva- 27’(Port)
Stepless- Nadège Jankowicz – 3’ 8’’ (Port)
Área 51?52! – Alexandra Prates, Tânia Prates- 2’24’’ (Port)
Exício- Carolina Ferreira-10’ (Port)
Detetive Volkov – Jorge Sousa e Manuel Pedro Gil- 19’32’’ (Port)
Pequena Desordem Silenciosa – Pedro Sena Nunes- 9’ (Port)
15.30 • LX 2048 – Guy Moshe- 104’ (EUA / Lituânia) – sci-fi – v.o. fal ingl. leg. port.
O futuro com novos desafios à humanidade. O sol é tóxico mas alguns ainda saem ao ar livre. Entre eles está Adam, à procura de conseguir segurança para a sua família, agora que sabe que está a morrer e que a sua relação com a mulher não é a melhor. Adam tem de compreender que pode ser rapidamente substituído por um ser igual a ele. Ou melhor.
18.00 • Exquisite Corpse/ Cadáver Exquisito- Lucía Vassallo- 88’ (Argentina) SR – drama – v.o. leg ingl
Bianca é uma cientista albina envolvida numa relação com Clara. No dia em que entra em coma, Clara sabe que ela está grávida. Revisitando o passado e mexendo nas coisas dela, Clara procura razões para a gravidez. A solução aparece quando Clara responde, no telemóvel de Bianca, a uma mensagem de um tal Lucas. 1º longa-metragem da realizadora.
20.00 • The Reckoning- Neil Marshall – 110’- (G.B.) – CF – horror, fantástico – v.o.ingl. leg port
No século XVII, sem explicações para a peste e outros males, a sociedade culpa as mulheres que considera bruxas. Depois da morte trágica do marido, uma mulher e a filha pequena caem nas mãos do senhor da terra. Prémios de Melhor Filme, Realização, Actor e Actriz no Los Angeles Film Awards e no New York International Film Awards. O realizador foi nomeado para um Emmy, em 2014, pelo episódio “The Watchers on the Wall” de “Game of Thrones”.
 
4ª FEIRA, 28 ABRIL
13.00 • PRÉMIO DE CINEMA PORTUGUÊS – MELHOR FILME
Um Quadro do Pollock com Sangue – Rui António – 146´ (Port) PCP- ANTESTREIA MUNDIAL- – v.o. fal. port
Uns quantos mortos, um casal, um jovem que gosta de taxidermia e a avó, um mecânico, um detective. O filme tem como ponto de partida 24 escritores que à vez contribuiram para o desenvolvimento do argumento. Cada um desses contributos resulta numa sequência do filme. Coube a 24 músicos comporem a banda sonora dessas sequências depois de filmadas.
16:00 • Wildcat- Jonathan W. Stokes – 93’ (EUA) SR – drama, guerra, horror- v.o. fal. ingl
Algures em Mosul, uma mulher e um soldado estão acorrentados, presos pelos taliban num quarto esquálido e mantidos vivos pela esperança. O realismo da guerra vivido de perto.
18:00 • Awauta- Mile Nagaoka- 71’ (Jap) – ANTESTREIA MUNDIAL- SR- drama- v.o. leg ingl
Yumiko é uma gueixa que deixa a cidade e regressa à terra natal. Aí, é de novo confrontada com as tradições ancestrais, a música e a dança. “Awauta” é um poema clássico japonês com 48 sons que usa a voz humana para criar uma ressonância divina, transformando a experiência de cada um em sons alegres e positivos. 1ª longa-metragem do realizador.
20.00 • Marionette – Elbert van Strien- 112’ (Hol/UK/Luxemb)- CF – fantástico, horror – v.o. falado Ingl, leg.port
Do realizador Elbert van Strien, vencedor do Prémio Melhor Filme Fantástico do Fantasporto 2011 com “Two Staring Eyes”, esta é a história de uma psiquiatra que, após a morte do marido num acidente, decide ir trabalhar para a Escócia. Um dos seus doentes é um enigmático rapazinho que desenha imagens violentas e diz que controla o futuro dela.
 
5ª FEIRA, 29 ABRIL
13:30 • PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS – MELHOR FILME
A Mulher Sem Corpo- António Borges Correia – 80’ (Port)- PCP- ANTESTREIA MUNDIAL. – v.o. falado port
A Mulher Sem Corpo é um ser invisível, vítima de violência doméstica. Conhecemos a sua história através de Joana, uma dupla que habita os locais por onde a mulher passou. A fobia social fê-la fugir da família e do passado.
15:30 • The Trouble with Being Born- Sandra Wollner- 94’ (Austria/ Alem) CF- drama, sci-fi – v.o. leg ingl
Elli é uma androide com forma de criança e com memórias que valem muito para o seu dono mas pouco para ela. Esta é a história sobre o que os humanos pensam sobre a perda, a morte, a solidão e as relações humanas. O filme recebeu o Prémio Especial do Júri do Festival de Berlim da secção Encounters, e foi seleção do Festival de San Sebastian e Bergen, entre outros.
17:30 • Dinner in America- Adam Rehmeier – 108’ (EUA)- SR- drama – v.o. fal. ingl
Um rapaz vive de expedientes. Uma jovem inadaptada e pouco inteligente. Os dois encontram-se e iniciam um percurso pelos problemas dos subúrbios da América. Um conto sobre uma juventude sem valores nem futuro, a obsessão e o desenraizamento, ao encontro do amor. Produzido pelo conhecido Ben Stiller, o filme foi Prémio de Público no Festival de Neuchatel e premiado nos festivais de Odesa e Virgínia, sendo seleção de Sundance.
20:00 • Preparations To Be Together for an Unknown Period of Time/ Felkészulés – Lili Horvát- 95’ (Hungria) SR- drama, romance – v.o. leg ingl
Márta, uma neurocirurgiã de 40 anos, apaixona-se e decide deixar a sua carreira brilhante nos Estados Unidos. Chega a Budapest para iniciar uma nova vida com o homem que ama. Mas o encontro marcado com ele na Ponte da Liberdade não acontece. Uma história de amor, irresistível e inevitável, já vencedora do Prémio do Júri no Festival de Filadélfia e prémios nos Festivais de Valladolid e Varsóvia.
 
6ª FEIRA, 30 ABRIL
13:30 • PRÉMIO DE CINEMA PORTUGUÊS – MELHOR FILME
40 Anos de Fantasporto- Isabel Pina- 110’ (Port) PCP – ANTESTREIA MUNDIAL- documentário- – v.o. falado. port. e ingl.
Na celebração dos 40 Anos do Fantasporto, Isabel Pina entrevistou dezenas de pessoas em todo o mundo, desde os fundadores, aos realizadores e profissionais que no evento iniciaram as suas carreiras.
16:00 • O Cemitério das Almas Perdidas – Rodrigo Aragão- 95’- Brasil – CF- horror- v.o. falado port, leg ingl
Um barco no meio da tormenta é salvo pela invocação de um homem, Cipriano. Os marinheiros chegam a uma terra e matam os nativos. Mas uma mulher sobrevive. Do realizador de “A Mata Negra”.
18:00 • In the Quarry / En el Pozo- Rafael e Bernardo Antonaccio – 82’ (Uruguai) SR- drama, thriller – v.o. leg ingl
Uma rapariga leva o namorado da cidade a conhecer os seus amigos do lugar onde cresceu. Acampam todos junto às águas enganadoras da pedreira abandonada num belo dia de sol. Vencedor do Prémio Melhor Filme no Festival de Cinema Latino Americano.
20:00 • Post -Mortem- Péter Bergendy – 115’ (Hung)- CF – fantástico, horror- v.o. leg ingl
Um fotógrafo faz fotografias de família com os seus mortos, como era costume na época. Chegado a uma aldeia, vivem rodeados de fantasmas assustadores. Este é o primeiro filme de horror húngaro, rivalizando com as grandes produções americanas, a lembrar também grandes clássicos como o soviético “Viyi”.
 
2ª FEIRA, 3 MAIO
12.00 • S.O. CURTAS-METRAGENS COMPETIÇÃO C. FANTÁSTICO – 160’ – v.o. leg ingl
(A ordem de exibição dos filmes pode não ser a abaixo referida)
Dar-Dar- Paul Urkijo Alijo- 10’ – Esp
Zealandia- Bruno Du Bois- 15’ (N.Zelândia/ Bélgica)
Pandora- Matthias Lerch- 6’59’’ – Alem – WP- animação
Regarde Ce Que Tu As Fait! – Monica de Almeida- 9’58’’- Suiça
Conversaciones con un Mono- Grojo- 15’- Esp- animação
[Out of Sync] – Sasuke Sayama- 14’ 10’’- Jap
Rutina: La Prohibición- Sam Orti- 8’- Esp- animação
3 Murs & un Toit- Mathilde Dugardin, Orane Laffra, Hugo de Magalhães, Wassim El Hammami – 9’10’’ (Fra) – animação
Tongue with Capers- David Mataró – 15’ (Esp)
Carmentis- Anthony Webb- 15’ (Australia)
Abracitos – Tony Morales – 10’58’’- Esp
Out At Night – Christopher Hewitt- 15’(Reino Unido)
No Podrás Volver Nunca- Mónica Mateo- 14’- Esp
15:15 • The Funeral Home/La Funeraria – Mauro Iván Ojeda- 86’ (Arg) CF – fantástico, horror – v.o esp, leg ingl
Bernardo e a sua família vivem da casa funerária que está instalada na sua casa. Na parte da frente, os clientes. Apesar de uma vida quotidiana muito estranha, agora têm de descobrir a nova verdade. Mais um filme com a vitalidade do cinema argentino, muito original e criativo. 1ª longa-metragem do realizador.
17:15 • Fight Club- David Fincher- 139’ (EUA)- 1999- FILMES DE CULTO- drama – v.o. leg port
Sem arranjar solução para a falta de sono, o Narrador (Edward Norton) encontra alguma paz na dor e lágrimas dos outros. A sua amizade com Tyler Durden (Brad Pitt) torna-se numa mola para tudo. Um filme para toda uma geração, do diretor de “Se7en”, vencedor do Grande Prémio do Fantasporto em 1996.
20:00 • Suicide Forest Village – Takashi Shimizu- 116’ (Jap) – CF – horror, fantástico – v.o. leg ingl
Duas meninas são recolhidas perto da floresta dos suicidas. Anos mais tarde, debaixo da casa onde agora vivem, encontram uma caixa estranha que vai dizimando os que entram em contacto. A resposta está na floresta. Do realizador de “Howling Village”, apresentado no Fantasporto 2020
 
3ª FEIRA, 4 MAIO
11:30 • Get The Hell Out – I-Fan Wang – 96’ (Taiwan) CF- comédia, horror, zombies – v.o. leg ingl
Uma mulher é eleita membro do Parlamento cuja fama é ser palco de grandiosas cenas de pancadaria. Burlesco, sangue a jorros, zombies, um delírio de sátira e exagero, ao modo da manga japonesa. Selecção dos festivais de Sitges e Filadelfia. 1ª longa-metragem do realizador.
13.30 • Tin Can- Seth A. Smith- 105’ (Can) CF- horror, sci-fi- – v.o. fal. ingl
Num mundo dominado por uma praga, uma investigadora especialista em parasitas faz uma descoberta importante. No entanto, acaba prisioneira numa cápsula que lhe sustenta a vida. Para escapar, tem de destruir o último da sua espécie e construir uma raça nova. Selecção do Festival Sitges 2020
16.00 • O Leopardo (Il Gattopardo) – Luchino Visconti – 186’ (Ita/Fra) – 1963- FANTASCLASSICS – drama v.o.leg port
Por volta de 1860, na Sicília, a aristocracia moribunda luta por se manter viva contra os ataques constantes. Com Burt Lancaster. O seu Príncipe de Salina é o verdadeiro aristocrata que conhece o seu lugar e a dignidade e integridade que se espera dele, contudo incapaz de aceitar os ventos da modernidade sem os valores do antigamente. Uma obra-prima do cinema de Visconti.
19:30 • SESSÃO DE ENCERRAMENTO E DE ANÚNCIO DOS PRÉMIOS
(Esta sessão pode iniciar-se ligeiramente atrasada)
No Man’s Land- Conor Allyn – 115’ (EUA/México)- P&P- drama, thriller – v.o. leg port
Um “western” moderno inspirado na vida real dos que vivem nas áreas de ninguém da fronteira entre o México e os Estados Unidos. Numa patrulha com o seu pai, Jackson mata acidentalmente um rapaz mexicano emigrante. Quando o pai tenta ficar com as culpas, Jackson foge para o México a cavalo, tornando-se assim ele próprio num emigrante ilegal. Jackson atravessa o país para pedir perdão ao pai do rapaz morto, acabando por amar a terra que lhe ensinaram a odiar. Com Frank Grillo, uma estrela de acção (“Law & Order, “CSI”) e Andie MacDowell (“Four Weddings and a Funeral”).
As sessões podem ter ligeiros atrasos.
APRESENTAÇÕES LIVROS
Dia 30 Abril- 6ª feira- 17h
“Fantasporto 40 Anos: Uma História De Cinema” – de Beatriz Pacheco Pereira
Um olhar completo em 600 páginas de texto e imagem, profusamente ilustrado com centenas de fotos sobre os 40 anos do Fantasporto (1981-2020), percorrendo os programas ano a ano, os cartazes, as importantes descobertas do novos realizadores com os seus primeiros filmes, a presença de muitos deles nos Óscares, a listagem e as caras de convidados e profissionais que o visitaram, os amigos e impulsionadores do festival desde a sua origem, os participantes, as cartas de personalidades e homenagens recebidas.
Dia 3 de Maio-2ª feira– 17h
CORPO ESTRANHO de Danyel Guerra – CONTOS
Do estranhamento ao entranhamento. Para que essa transmutação se manifeste, tremulando epifânica, torna-se (quint)essencial o toque de Midas do olhar e do cérebro dos leitores. Afinal, é para serem entranhados que os contos e personagens de ‘Corpo Estranho’ foram modelados e receberam o sopro da vida eterna.

Programação Fantasporto 2021 | Hard Club

Fica a par das novidades!

Documentário/ Filme: Conversazione a Porto - Uma conversa entre Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís

É já em Maio que a prova oficial e pontuável para o mundial de ralis regressa às ruas do Porto e desta vez na Foz do Douro.

Descontos de 50% em espetáculos e piscinas - Município lança cartão Porto. e permite o acesso gratuito ao Funicular dos Guindais.

Anthony Bourdain Parts Unknown Porto | Season 9 Episódio 8 - Duração: 42 min. Full Episode Oporto Portugal - Series

41º Festival Internacional do Porto

Programação Fantasporto 2021 | Hard Club