O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Páscoa no Porto: Celebrações Religiosas e Culturais

Eventos que celebram a Páscoa no Porto:

No event found!

"Compasso" ou Visita Pascal

O “Compasso” ou Visita Pascal, embora em declínio e transformação, mantém-se como um momento profundamente sentido pela comunidade católica do norte de Portugal durante a celebração festiva do mistério pascal.

Inicialmente, esta tradição remonta à visita do pároco às casas dos paroquianos para abençoar e, ao mesmo tempo, demarcar o território de sua jurisdição, também recolhendo contribuições, como o “folar”, para sua sustentação. No entanto, ao longo do tempo, esta prática evoluiu, passando a ser realizada por leigos, homens e mulheres, devido à diminuição do clero paroquial e ao crescimento demográfico das paróquias.

Atualmente, o objetivo principal do “Compasso” mudou significativamente, deixando de ser apenas a bênção das casas para se tornar um anúncio festivo da Ressurreição, realizado por grupos representativos da “Igreja em saída”. Este momento de evangelização tornou-se de valor inestimável, destacando-se alguns sinais importantes:

  • A presença da cruz com a imagem do crucifixo, adornada e perfumada, simbolizando o triunfo pascal do Crucificado-Ressuscitado.
  • O uso da água benta, lembrando o Batismo e nossa condição como fiéis da Igreja.
  • A reunião das famílias em suas casas e a visita entre famílias, promovendo a comunhão da “família paroquial”.
  • O caráter festivo e jovial da celebração, com elementos como campainhas e tapetes de folhas e flores.
  • A participação ativa dos fiéis leigos na missão evangelizadora da Igreja.

Apesar das mudanças, a bênção das casas ainda é valorizada, conforme recomendado pelo novo Ritual das Bênçãos, que destaca a importância da visita anual às famílias durante o Tempo Pascal como uma oportunidade privilegiada para exercer a missão pastoral de forma eficaz.

Esta evolução do “Compasso” reflete não apenas as transformações na prática religiosa, mas também a capacidade da comunidade católica de se adaptar e continuar a celebrar a Páscoa de maneira significativa e relevante para a sua fé.

Páscoa no Porto Celebrações Religiosas e Culturais

Tradições Pascais

Amêndoas da Páscoa: Os doces de amêndoas são uma delícia tradicional nesta época, com uma variedade de sabores.

Queijo: Os queijos típicos, como os queijos da serra e o queijo amanteigado, são uma escolha popular para complementar a mesa de Páscoa, disponíveis em diversas queijarias da cidade.

Folar: Os folares, tanto doce quanto transmontano, são apreciados pelos portuenses nesta época festiva.

Pão-de-Ló: Para a sobremesa, o Pão-de-Ló é uma escolha clássica e irresistível, disponível em confeitarias tradicionais.

Regueifa: A regueifa, um pão em forma de rosca, é indispensável na mesa dos portuenses, especialmente para acompanhar o Cabrito Assado.

Cabrito Assado: O protagonista do almoço de domingo de Páscoa no Porto é o Cabrito Assado, acompanhado por batatas assadas, arroz de miúdos e esparregado.

Estas são algumas das tradições que tornam a Páscoa no Porto uma época festiva e saborosa para as famílias locais.

Páscoa no Porto: Celebrações Religiosas e Culturais
Páscoa no Porto: Celebrações Religiosas e Culturais

Páscoa no Porto: Celebrações Religiosas e Culturais

Monumentos e Atrações Turísticas no Porto
Monumentos e Atrações Turísticas no Porto

O que visitar no Porto

Monumentos e Património Histórico do Porto
Se catedral do Porto

Catedral Sé do Porto

Construída na parte mais alta da cidade Invicta, a Catedral da  é o monumento religioso mais importante da cidade do Porto.
Torre do Clérigos - Porto by Miguel Aguiar

Porto

Descubra uma das atrações mais emblemáticas do Porto.

Eventos na Páscoa no Porto

Translate »