O Porto é o terceiro maior município do país e o segundo destino mais procurado por quem quer visitar Portugal. Sua beleza arquitetónica é tão singular e bem conservada que seu centro histórico foi tombado pela UNESCO em 1996. Situada entre as margens do Rio Douro e a costa, a cidade também tem paisagens naturais incríveis, sem falar na culinária e na abundância de frutos do mar.
Como se não bastasse tudo isso, o Porto também oferece eventos culturais o ano inteiro e alguns só são encontrados por lá. São inúmeras festas de santos, festivais artísticos, feiras e exposições. Saiba mais sobre os principais eventos da cidade e onde se hospedar para aproveitar (quase) tudo a pé.
Quem quiser ficar no meio do burburinho e aproveitar uma experiência autenticamente “tripeira” (antigo apelido dado aos nativos do lugar) deve ficar nos arredores do centro histórico. Uma busca rápida por “hotéis Porto” retornará diversas opções na região, com variação considerável de preços.
O centro histórico propriamente dito fica na Ribeira, às margens do Rio Douro e com vista para a cidade vizinha, Vila Nova de Gaia, do outro lado da ponte. Ao se hospedarem por ali, os visitantes têm fácil acesso à Sé do Porto, estação de metro São Bento, à famosa Livraria Lello e ao Mercado do Bolhão.
Os bairros de Cedofeita e Bonfim já estão fora do centro, mas perto o suficiente das principais atrações. Ambos os bairros possuem uma vida cultural animada e autêntica, além de fácil acesso a transporte. No entanto, quem quiser explorar a cidade a pé, deve preparar as panturrilhas: mesmo na região central, não faltam ladeiras longas e íngremes.
Principais Eventos Culturais
A festa de São João é, possivelmente, uma das principais festas da cidade e também, uma das mais peculiares. No dia 23 de junho, o aroma de sardinhas assadas toma conta das ruas, assim como pessoas brincando com seus martelinhos de plástico e muitos fogos de artifício. Embora a cidade inteira entre na brincadeira neste dia, a Ribeira ainda é o melhor lugar para se estar, com vista privilegiada para a queima de fogos.
A Feira do Livro, que ocorre entre agosto e setembro, ocupa os Jardins do Palácio de Cristal. Em fevereiro, o evento Essência do Vinho ajuda a aquecer o fim do inverno, reunindo os produtores mais importantes do país no Palácio da Bolsa (centro histórico); um prato cheio para quem ama uma boa degustação de vinhos.
Há também o anual Festival Internacional de Cinema do Porto (Fantasporto), que ocorre entre fevereiro e março, também no centro histórico. O festival é voltado para o cinema fantástico, como ficção científica, horror e suspense, sendo um dos maiores da Europa com essa temática. Entre maio e junho, a Fundação Serralves recebe o “Serralves em Festa”, considerado um dos maiores eventos de expressão artística contemporânea do país.
Sem dúvida, o centro histórico é a região mais recomendada para quem quiser ter fácil acesso à maioria das atrações da cidade. Além da proximidade com o metro, a estação de comboios de São Bento leva para várias outras cidades do país, sendo uma opção para quem quiser fazer uma visita de um dia ou menos nos arredores.