O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Arte contemporânea · Porto · Entrada livre
Miguel Bombarda celebra 19 anos com novas exposições, arte na rua e concerto gratuito

As Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda chegam ao 115.º evento. A 19 de setembro, galerias, espaços culturais, projetos independentes e comércio voltam a abrir portas para uma tarde em que um quarteirão inteiro se transforma num percurso de arte.

19 setembro 2026 16h00–20h00 19 anos 115.º evento Entrada livre
Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda celebram 19 anos no Porto
As Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda celebram 19 anos de programação no Porto.

Há dias em que a zona de Miguel Bombarda deixa de funcionar apenas como um conjunto de galerias e se transforma numa espécie de grande exposição espalhada pelas ruas.

A 19 de setembro de 2026, as Inaugurações Simultâneas regressam ao Quarteirão Cultural Miguel Bombarda para uma edição especialmente simbólica: o projeto celebra 19 anos de programação e chega ao 115.º evento.

Entre as 16h00 e as 20h00, galerias de arte contemporânea, espaços expositivos, projetos independentes, comércio e iniciativas culturais voltam a funcionar em rede.

Esta será a quinta edição das Inaugurações Simultâneas em 2026 e toda a programação pública anunciada é de acesso livre e gratuito.

Mais do que uma sucessão de inaugurações, a iniciativa tornou-se, ao longo de quase duas décadas, num dos formatos culturais mais reconhecíveis do Porto: entra-se numa galeria, atravessa-se a rua, encontra-se uma nova exposição, ouve-se música, passa-se por uma loja independente e acaba-se muitas vezes num espaço que não fazia parte do percurso inicial.

Data 19 setembro

Sábado dedicado à arte contemporânea.

Horário 16h00–20h00

Quatro horas de programação.

Aniversário 19 anos

Uma longa história no Porto.

Marco 115.º evento

Uma das iniciativas culturais mais persistentes da cidade.

PUB
Um marco cultural

De um circuito de galerias a um dos grandes encontros de arte contemporânea do Porto

O princípio que sustenta as Inaugurações Simultâneas continua relativamente simples: várias galerias e espaços apresentam novas exposições no mesmo dia.

Mas aquilo que acontece em Miguel Bombarda cresceu muito para além de uma agenda comum de inaugurações.

A programação foi progressivamente chegando às ruas, aos largos e a outros espaços do quarteirão, juntando à arte contemporânea propostas de música, performance, oficinas, desenho, visitas, projetos comunitários e diferentes formas de intervenção cultural.

115 eventos realizados
Dezanove anos a abrir galerias e a levar a arte para a rua

A edição de setembro será simultaneamente uma nova ronda de exposições e uma celebração da história do projeto.

É precisamente essa mistura entre programação artística e utilização do espaço urbano que ajudou a consolidar Miguel Bombarda como um dos territórios mais associados à arte contemporânea no Porto.

19 de setembro

Novas exposições, Emerenciano e um concerto gratuito

A programação arranca pelas 16h00, momento em que galerias e espaços participantes começam a apresentar novas exposições, artistas e coleções.

Não existe um único percurso obrigatório. A proposta continua a ser descobrir o quarteirão a pé e construir a visita à medida que se atravessam as diferentes ruas e espaços culturais.

16h00 Quarteirão Cultural Novas exposições

Galerias, espaços expositivos e projetos alternativos apresentam novos trabalhos ao público.

16h00 AP'ARTE Galeria Exposição de Emerenciano

A galeria inaugura uma exposição individual do artista português, também responsável pela imagem desta edição.

17h00 Música ao vivo Tem Calma, Siga!

Concerto gratuito no Largo da Maternidade Júlio Dinis.

O Largo da Maternidade Júlio Dinis será assim um dos pontos centrais da programação pública da tarde.

Arte pela cidade

A obra de Emerenciano vai sair de Bombarda e chegar aos mupis do Porto

Há ainda outra dimensão interessante nesta edição: o trabalho associado às Inaugurações começa a ocupar a cidade antes do próprio evento.

Entre 2 e 20 de setembro, a obra criada por Emerenciano para a imagem da edição será apresentada em mupis digitais municipais.

A iniciativa integra a Galeria das Inaugurações Simultâneas — Obras de Arte no Espaço Público, projeto que transforma suportes normalmente associados à publicidade em pequenos espaços de exposição distribuídos pela cidade.

Desta forma, a criação artística deixa o perímetro de Miguel Bombarda e passa a poder ser encontrada por milhares de pessoas noutros pontos do Porto.

O artista convidado

Emerenciano cruza pintura, palavra e poesia visual

Imagem + palavra
Uma obra construída entre aquilo que se vê e aquilo que se lê

Emerenciano é uma figura de longa presença na arte contemporânea portuguesa, com um percurso profundamente ligado ao Porto.

A sua produção artística tornou particularmente reconhecível o diálogo entre pintura, escrita, signo e gesto.

Ao longo do percurso, essa investigação estendeu-se também à poesia visual, desenho, ilustração, arte postal, livros e projetos de arte pública.

A escolha para esta edição comemorativa ganha, por isso, uma dimensão própria: o cartaz deixa de funcionar apenas como instrumento de divulgação e assume-se também como obra artística.

PUB
Desde 2007

Como Miguel Bombarda se transformou num quarteirão de arte

Muito antes de o termo Porto Art District se tornar comum, galerias, artistas e projetos independentes começaram a criar uma concentração cultural particularmente forte em Miguel Bombarda e nas ruas próximas.

À presença das galerias foram-se juntando espaços de design, ilustração, moda, oficinas, comércio independente, projetos criativos e restauração.

As Inaugurações Simultâneas, desenvolvidas de forma contínua desde 2007, ajudaram a tornar essa concentração cultural visível para um público muito mais amplo.

2007 Uma programação ganha continuidade

As Inaugurações consolidam-se como uma programação regular associada ao Quarteirão Cultural.

Anos seguintes A programação ocupa a rua

Galerias, comércio, música e iniciativas públicas começam a funcionar de forma cada vez mais integrada.

2026 19 anos · 115 eventos

O projeto chega a uma nova marca mantendo a lógica de entrada livre e descoberta do quarteirão.

Quase duas décadas

Um projeto que cresceu juntamente com o bairro

A dimensão das Inaugurações ajuda também a perceber porque o projeto conseguiu manter relevância durante tantos anos.

O quarteirão reúne dezenas de espaços, agentes culturais, projetos independentes e atividades económicas que acabam por beneficiar da concentração de visitantes nos dias das Inaugurações.

19 anos de programação
115 eventos até setembro
5.ª edição de 2026
4h de programação entre as 16h00 e as 20h00
Um programa sem percurso obrigatório

Não é preciso perceber de arte contemporânea para entrar em Bombarda

Uma das características mais interessantes das Inaugurações Simultâneas é precisamente a informalidade do percurso.

Não é necessário começar numa galeria específica, conhecer os artistas ou preparar previamente uma lista de exposições.

Galerias Entrar e descobrir

As novas exposições funcionam como pontos de partida para explorar o quarteirão.

Espaço público Cultura também na rua

Música e diferentes atividades ajudam a prolongar o programa para fora das galerias.

Acesso Programação gratuita

O acesso livre permite aproximar novos públicos da arte contemporânea.

Pode-se entrar numa exposição, sair para a rua, descobrir outro espaço poucos metros depois, parar para um concerto e terminar a tarde num projeto que não se conhecia.

Essa imprevisibilidade continua a ser uma das maiores forças do formato.

Cultura que transforma território

Miguel Bombarda tornou-se muito mais do que uma rua de galerias

Hoje, a associação entre Miguel Bombarda e arte contemporânea parece natural.

Mas essa identidade foi construída progressivamente.

A concentração de galerias atraiu outros projetos criativos e ajudou a estabelecer uma relação cada vez mais próxima entre cultura, comércio independente e utilização do espaço público.

Nos dias das Inaugurações, essa relação torna-se particularmente visível.

O público não visita apenas as exposições. Percorre o bairro, entra em lojas, passa por cafés, atravessa largos e descobre projetos que fazem parte do ecossistema local.

Edição comemorativa

Setembro será um dos momentos mais simbólicos das Inaugurações em 2026

A edição de 19 de setembro será a quinta realizada este ano.

O encontro ganha, porém, uma dimensão diferente por coincidir com o aniversário do projeto e com a chegada ao 115.º evento.

A escolha de Emerenciano para a imagem, a apresentação da sua obra no espaço público e o concerto no Largo da Maternidade Júlio Dinis reforçam a ideia de uma edição pensada também como celebração.

Antes de ir

Inaugurações Simultâneas Miguel Bombarda 2026: informação prática

Data 19 setembro 2026

Sábado.

Horário 16h00–20h00

Horário geral anunciado.

Entrada Livre e gratuita

Programação pública anunciada.

Local Miguel Bombarda

Quarteirão Cultural, Porto.

Concerto Tem Calma, Siga!

17h00, Largo da Maternidade Júlio Dinis.

Artista Emerenciano

Imagem desta edição e exposição individual.

Uma dica: não tente transformar as Inaugurações Simultâneas numa corrida para ver tudo. Escolha alguns espaços, percorra o quarteirão a pé e deixe margem para entrar numa galeria ou projeto que não estava nos planos.
PUB
Perguntas frequentes

Tudo o que precisa de saber sobre as Inaugurações Simultâneas

Quando são as próximas Inaugurações Simultâneas?
A edição comemorativa realiza-se no sábado, 19 de setembro de 2026, entre as 16h00 e as 20h00.
A entrada é gratuita?
Sim. A programação pública anunciada para esta edição é de acesso livre e gratuito.
Quantos anos celebram as Inaugurações?
Em setembro de 2026, o projeto celebra 19 anos.
Quantas edições já foram realizadas?
O encontro de setembro corresponde ao 115.º evento do projeto.
O que acontece durante as Inaugurações?
Galerias, espaços expositivos e projetos culturais apresentam novas exposições em simultâneo. A programação inclui ainda diferentes propostas no espaço público.
Há música ao vivo?
Sim. O concerto Tem Calma, Siga! está marcado para as 17h00, no Largo da Maternidade Júlio Dinis.
Quem criou a imagem desta edição?
A imagem artística desta edição é da autoria de Emerenciano.
Vai existir uma exposição de Emerenciano?
Sim. A AP'ARTE Galeria inaugura uma exposição individual do artista às 16h00 no dia 19 de setembro.
A obra também poderá ser vista fora de Miguel Bombarda?
Sim. Entre 2 e 20 de setembro, a obra associada à imagem desta edição será apresentada em mupis digitais municipais.
É preciso seguir algum percurso?
Não. Cada visitante pode construir livremente o seu percurso entre galerias, espaços culturais e programação de rua.
Informação institucional
Ágora – Cultura e Desporto do Porto

As Inaugurações Simultâneas integram a programação cultural desenvolvida no Quarteirão Miguel Bombarda. Consulte os canais da Ágora para acompanhar eventuais atualizações da programação.

Ágora – Cultura e Desporto do Porto
Porque vale a pena passar por Miguel Bombarda?

Porque são poucos os momentos do calendário cultural do Porto em que tantas portas se abrem praticamente ao mesmo tempo. Durante uma tarde, as galerias deixam de funcionar isoladamente e todo o bairro se transforma num percurso. Pode começar-se por uma pintura, encontrar uma instalação, sair para ouvir música, descobrir uma loja, atravessar uma nova exposição e terminar a tarde noutro ponto completamente diferente. Dezanove anos depois, continua a ser essa mistura entre arte, rua e descoberta que explica a longevidade das Inaugurações Simultâneas.

Translate »