O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

YOUTOPIA - Armazém 22

YOUTOPIA – Armazém 22

“Youtopia” é um encontro numa existência inautêntica, regulada pelo totalitarismo digital e tecnológico. Youtopia é uma distopia. Dois indivíduos desapaixonados pelo livre arbítrio acham-se em lugar delirante a encenar na cópia e na imitação, a ecoar na originalidade e autenticidade mundana. Questões como a identidade, autenticidade, originalidade, propriedade intelectual, apropriação, direitos, plágio, ética e livre arbítrio são abordados nesta prática de composição coreográfica.

Youtopia é ficção, é uma práxis, é um jogo, é um futuro mais ou menos próximo, é uma sátira, é um manifesto futurista, é espontânea, é um absurdo, é isto e é aquilo que quiser ser, uma vez que, como um pirata, vai saquear alusões aos mais variados territórios de interesse disponíveis na plataforma de arquivo online Youtube.

“Vivemos numa cultura de autenticidade que, de muitas maneiras, é obcecada pela veracidade e sinceridade. (…) A atual cultura da veracidade, esclarecida autenticidade e integridade radical – ou o desejo por ela, ou a expectativa dela – modificam-se ocasionalmente a velocidade diabólica.

Focalizando no desejo contemporâneo pela autenticidade, pretende-se questionar e “desconstruir” através de uma estratégia de reversão bastante transparente o tópico dos ideais da originalidade e, abertamente imitar e até mesmo plagiar – sarcasticamente ou não – imagens de antepassados artísticos ou da cultura de massas.”

Rudi Laermans, On Rousseau, self expression and the culture of authenticity.

Bilhetes 🎟 

FICHA ARTÍSTICA
Direção artística|Gustavo Monteiro
Criação e interpretação| Gustavo Monteiro e Edu Turull
Música original e sound design| Vitor Joaquim
Desenho de luz e direção técnica| António Pedro Orvalho Costa
Assessoria artística| Ana Rocha
Comunicação| Carolina Martins
Produção| Sekoia – Artes Performativas
Apoio| Fundação Calouste Gulbenkian, Sekoia – Artes Performativas
Residências artísticas| Circolando, O Espaço do Tempo, Devir-Capa, Centro de Criação de Candoso e Campus Paulo Cunha e Silva

YOUTOPIA – Armazém 22

Data

25 Fev 2022
Desde

Hora

19:00

Localização

Armazém 22
R. de Guilherme Braga 38, 4400-174 Vila Nova de Gaia
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »