O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

YOKO ONO O JARDIM DA APRENDIZAGEM DA LIBERDADE

YOKO ONO | O JARDIM DA APRENDIZAGEM DA LIBERDADE

YOKO ONO | O JARDIM DA APRENDIZAGEM DA LIBERDADE é uma vasta exposição dedicada ao trabalho da icónica artista Yoko Ono, que reúne objetos, obras em papel, instalações, performances, gravações em áudio e filmes, além de materiais de arquivo raramente vistos. A mostra apresenta um abrangente panorama da multifacetada produção desta artista pioneira da arte conceptual e da performance que durante os primeiros anos de sua extensa carreira viveu entre Nova Iorque, Tóquio e Londres, tendo tido um papel precursor no desenvolvimento do conceptualismo, da arte performativa e do filme experimental a nível internacional. Ideias, mais do que materiais, são a principal componente do seu trabalho. Muitas dessas ideias são poéticas, absurdas e utópicas, enquanto outras são específicas e práticas. Algumas são transformadas em objetos, enquanto outras permanecem imateriais. Frequentemente, a obra reflete o sentido de humor da artista, bem como sua postura marcadamente sociocrítica. O ponto de partida para muitos dos trabalhos de Yoko Ono encontra-se nas suas Instructions [Instruções]: diretrizes orais ou escritas para os espectadores, que oferecem um conjunto de sugestões e atribuem ao público um papel muito mais ativo do que é geralmente esperado no mundo da arte.

 

MULHERES DE TODAS AS IDADES E DE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO: ESTÃO CONVIDADAS A ENVIAR UM TESTEMUNHO SE ALGUMA VEZ FORAM PREJUDICADAS POR SEREM UMA MULHER.
ESCREVA O SEU TESTEMUNHO NA SUA LÍNGUA, NAS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, E DE FORMA TÃO ABERTA QUANTO DESEJAR.
PODE ASSINAR O SEU PRIMEIRO NOME, MAS NÃO ESCREVA O NOME COMPLETO.
ENVIE UMA FOTOGRAFIA APENAS DOS SEUS OLHOS.
OS TESTEMUNHOS E AS FOTOGRAFIAS DOS SEUS OLHOS SERÃO INCLUÍDOS NA MINHA INSTALAÇÃO ARISING
30 DE MAIO A 15 DE NOVEMBRO 2020, PARTE DA MINHA EXPOSIÇÃO
YOKO ONO: O JARDIM DA APRENDIZAGEM DA LIBERDADE
NO MUSEU DE SERRALVES, PORTO, PORTUGAL.
A INSTALAÇÃO ARISING CONTINUARÁ A CRESCER E SERÁ EXIBIDA EM MUITOS OUTROS PAÍSES.
ESPERO PODER CONTAR COM A VOSSA PARTICIPAÇÃO.
Escrito em 29 de abril 2013 e revisto em 2 de abril 2020
ARISING é um projeto em curso. Não há prazo para o envio de testemunhos. Traga o seu testemunho e a fotografia dos seus olhos pessoalmente e entregue-os no Museu ou envie pelo correio para: ARISING c/o Museu de Serralves, Rua D. João de Castro, 210, 4150-417 Porto, Portugal Ou por email para [email protected]  
YOKO ONO | O JARDIM DA APRENDIZAGEM DA LIBERDADE

Primeiras obras

Entre o fim da década de 1950 e 1960, Yoko realiza obras de cunho conceitual que oscilam entre a introspecção poética e sátira provocadora. Entre elas destacam-se: Painting To See The Skies (“Pintando para ver os céus”), de 1961, uma folha que contém sucintas instruções em japonês de como transformar uma tela convencional em uma espécie de óculos para observação do céu; uma apresentação no Carnegie Recital Hall, onde utilizou microfones para registrar o ruído de descargas de autoclismos(PT) ou privadas(BR) (performance repudiada pelos críticos de arte de então); “Lightining Piece”, de 1955, performance na qual convida os espectadores a observarem a consumação de um palito de fósforo pelo fogo. Este último um esboço do interesse que mais tarde terá em produzir obras e performances que instiguem o observador a se relacionar esteticamente com fenômenos corriqueiros e banalizados pela rotina — uma rejeição do que a vanguarda Fluxus chamava de arte europeizada e ao mesmo tempo uma tentativa de integrar a arte à vida cotidiana, no entanto sem a conotação de artesanato/utilitaridade.

Em 1961, após desentendimento com seu marido, Toshi, retorna ao Japão. A má repercussão de seus trabalhos e a crise conjugal acabam por lhe causar um estado de profunda depressão. Pouco tempo depois, ela é internada. É removida do hospital quando seu amigo Anthony Cox denuncia que ela estaria recebendo doses anormais de medicamentos. Uma relação amorosa entre os dois culmina na separação de Yoko e Toshi e no seu casamento com Cox, com quem veio a ter uma filha, Kyoko Chan Cox, em 1963. Ainda em 1963, o casal se separa, e Yoko retorna aos Estados Unidos.

[smartslider3 alias=”fundo-do-mec-agendas-“]

Data

30 Mai 2020 - 15 Out 2020
Desde
Serralves

Localização

Serralves
R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »