O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Workshop de fotografia - cianotipia - Mira Fórum

Workshop de fotografia – cianotipia – Mira Fórum

O MIP – Mês da Imagem do Porto e o MIRA FORUM apresentam, sábado, 13 de novembro, o workshop:
“Cinanotipia” com Manuela Vaz
Corria o século XIX quando Anna Atkins publicou o seu livro “Photographs of British Algae: Cyanotype Impressions”, com imagens impressas em belíssimos tons de azul da Prússia, obtidas através da cianotipia.
Acianotipia é uma técnica de impressão direta em que se sensibiliza um suporte-papel, madeira, tecido, ou outros – com uma solução de sais de ferro e se expõe à luz ultravioleta, produzindo assim imagens permanentes numa gama de tonalidades azuis.
Durante esta oficina, os participantes poderão usar objetos ou negativos digitais para criar imagens em cianotipia, explorando a beleza plástica desta técnica e os seus surpreendentes resultados.
(Material fornecido: objetos e/ou negativos digitais, químicos e papel)
NOTA BIOGRÁFICA
Manuela Vaz nasceu no Porto. Geógrafa de formação. A fotografia é o seu modo de expressão para contar histórias. Estudou fotografia no Instituto Português de Fotografia (2006). Em 2018 completou um Master em Fotografia Artística no Instituto Português de Comunicação e Imagem (IPCI).
Recebeu uma Menção Honrosa no MIFA Photo Awards, em 2015, com o trabalho “Blowin’ in the wind”. Foi finalista de2015 a 2021 no Mira Mobile Prize, e de 2018 a 2021 no Mira Mobile Prize B&W, concursos organizados pelo MIRA FORUM.
Em 2020 o projeto “Dancing Memory” foi aceite para a 16th International TriennialExhibition “Theatre in the Photographic Art”, organizado por Sterijino pozorje, Novi Sad, Serbia. Desde 2000 tem exibido regularmente os seus trabalho sem exposições individuais e coletivas em Portugal e em Espanha, Finlândia, França, Luxemburgo, Rússia e Servia, com destaque na sua presença no Luxemburgo– Instituto Camões (2009), Louvre-França (2015), Bienais de Arte – Portugal(2015, 2021), Festivais de Fotografia – Portugal (2019, 2020, 2021); Espanha(2019), Servia (2020), Festival In-Corpus – Arles-France (2021).
O seu trabalho foi publicado em revistas de fotografia e livros.
Número máximo de participantes: 10
Inscrição: 5€
via email: [email protected]
Workshop integrado na Fotografia L – Lenta e lesta.
O MIP- Mês da Imagem do Porto tem o apoio da Câmara Municipal do Porto

Workshop de fotografia – cianotipia

Data

13 Nov 2021
Desde

Hora

10:00 - 16:00

Localização

MIRA FORUM
MIRA FORUM
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »