
Universidade Portucalense promove debate sobre a valorização do Caminho Português a Santiago
O Caminho Português a Santiago é hoje um dos percursos históricos e turísticos mais emblemáticos de Portugal. Reconhecido pelo seu valor histórico, artístico e religioso, o Caminho Português atrai milhares de peregrinos e turistas todos os anos, promovendo a cultura, o turismo e o desenvolvimento local.
É neste contexto que a Universidade Portucalense assume um papel determinante na formação da nova geração de profissionais qualificados para gerir itinerários de alto impacto, como é o caso do Caminho Português a Santiago – e garantir, assim, a articulação eficaz dos recursos patrimoniais, financeiros e humanos.
Como resposta a esta necessidade surge o Short Master em Gestão de Itinerários Culturais – Caminho Português a Santiago, que combina teoria, estudo de casos e experiências práticas para capacitar gestores culturais e decisores do setor. O programa aborda planeamento, implementação e avaliação de projetos inovadores, garantindo a promoção do património cultural de forma estratégica, sustentável e socialmente impactante.
“Este programa permite desenvolver competências no sentido de transformar património histórico e tradição cultural em oportunidades de desenvolvimento económico e social, valorizando o território e a experiência do visitante”, explica Fátima Silva, Coordenadora do Short Master em Gestão de Itenerários Culturais – Caminho Português a Santiago.
Para apresentar esta formação e debater a valorização deste itinerário histórico, a Universidade Portucalense irá promover o Seminário “Gestão de Itinerários Culturais – Caminho Português a Santiago”, no próximo dia 3 de fevereiro, às 15h.
O encontro será dedicado à análise estratégica e crítica do Caminho Português, destacando o seu papel como motor de desenvolvimento cultural, social e económico, ao valorizar o património histórico, fomentar o turismo sustentável, criar oportunidades de crescimento para as comunidades locais e fortalecer a animação cultural ao longo do percurso.
Entre os principais oradores, destacam-se:
• José Manuel Tedim: Professor na Universidade Portucalense
• Paulo Almeida Fernandes: Professor na Universidade NOVA de Lisboa e membro do Comité Internacional de Especialistas do Caminho de Santiago
• Jorge Sobrado: Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto
• Joel Cleto: Historiador
Esta iniciativa reforça o papel ativo da Universidade Portucalense na formação e valorização do património local, sublinhando a importância da articulação entre academia, instituições públicas e agentes culturais na promoção de uma gestão integrada e sustentável do Caminho Português a Santiago.

