O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

No dia 27 de setembro de 2025, às 18h, o Arqueossítio recebe a conversa Um Objeto

Um Objeto e Seus Discursos — Placa de Xisto com Gravura de Embarcações

🛶 Um Objeto e Seus Discursos — Placa de Xisto com Gravura de Embarcações | Com Cândida Simplício e Sofia Figueiredo-Persson, Moderação de Laura Sousa

No dia 27 de setembro de 2025, às 18h, o Arqueossítio recebe a conversa Um Objeto e Seus Discursos, centrada numa placa de xisto com gravura de embarcações descoberta no Largo dos Lóios. Este pequeno objeto, cuidadosamente alisado para receber o desenho, oferece uma perspetiva sobre as rotas comerciais do Mediterrâneo e a interligação entre povos e culturas desde a Idade do Ferro.

A placa pode ter sido um simples objeto decorativo ou votivo, mas é também um testemunho documental das embarcações que navegavam e da vida quotidiana das civilizações mediterrânicas. Revela, ainda, a importância histórica da ligação do Douro ao mundo, que moldou o desenvolvimento económico e cultural da cidade do Porto ao longo dos séculos.

Detalhes do Evento:

  • Data: 27 de setembro de 2025

  • Hora: 18h

  • Local: Arqueossítio, R. de Dom Hugo, 5, Porto

  • Preço: Gratuito

✨ Uma oportunidade única para explorar a história antiga do Porto, a arqueologia e o impacto das rotas comerciais mediterrânicas na formação cultural da cidade.

Data

27 Set 2025

Hora

18:00

Localização

Arqueossítio
Rua de D. Hugo, 5, 4050-305 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »