Um Objeto e Seus Discursos — Os Órgãos da Sé do Porto e o Manuscrito MM-43
Um Objeto e Seus Discursos — Os Órgãos da Sé do Porto e o Manuscrito MM-43
📜 Com Andrés Céa Galán e Paulo Estudante
[Bibliotecas do Porto]
O Manuscrito MM 43, pertencente à Biblioteca Pública Municipal do Porto, é um objeto de valor incalculável. Da autoria do Frei Roque da Conceição, reúne uma das mais relevantes coleções de obras para órgão do século XVII. Intitulado “Livro de obras de órgão juntas pela coriosidade de P. P. Fr. Roque da Cõnceição, Anno de 1695”, o MM 43 inclui 67 peças escritas em partitura coral — formato convencional da época — com destaque para a escrita organística de natureza contrapontística.
Entre as composições, encontram-se batalhas, obras, tentos e fantasias de autores como Pedro de Araújo, F. Correia Braga e F. Diogo da Conceição, entre outros.
Embora o percurso de Frei Roque da Conceição permaneça pouco conhecido, sabe-se — através do catálogo da Biblioteca Nacional — que foi organista e terá vivido num mosteiro do Norte de Portugal durante a segunda metade do século XVII.
Além da impressionante coleção e do rigor na seleção das obras, o manuscrito inclui uma representação gráfica do teclado do órgão do Evangelho da Sé do Porto, constituindo um testemunho precioso da prática musical da época.
📅 08 de novembro
🕕 18h00
📍 Sé Catedral do Porto — Terreiro da Sé
💬 Conversa com Andrés Céa Galán e Paulo Estudante
💸 Entrada gratuita

