O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Um Objeto e seus Discursos — O PARQUE DA CIDADE NATUREZA ARQUITETADA (1)

Um Objeto e seus Discursos — O PARQUE DA CIDADE: NATUREZA ARQUITETADA

Com Sidónio Pardal e Álvaro Domingues. Apresentação de Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto

Lançamos uma nova perspetiva sobre este que é o maior parque urbano do país, espaço de lazer, de fruição e contacto com a natureza para várias gerações. Uma natureza sofisticadamente arquitetada, com os seus lagos, trilhos e vegetação densa, sem esquecer a ligação com a frente atlântica, característica ímpar a nível mundial.

Entrar neste «Éden de bolso», como lhe chamou Mário Cláudio, é ser como que imediatamente transportado para outra dimensão, onde o tempo parece correr mais devagar e o bulício da cidade, mesmo ali ao lado, parece desaparecer por magia.

Sidónio Pardal é urbanista, arquiteto paisagista e engenheiro agrónomo. É professor na Universidade Técnica de Lisboa. É autor do Parque da Cidade do Porto, considerado o maior parque urbano do país, com áreas verdes naturalizadas que se estendem até ao Oceano Atlântico, conferindo-lhe uma particularidade rara a nível mundial. Álvaro Domingues é geógrafo, doutorado em Geografia Humana e professor associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), nos cursos de Mestrado Integrado e Doutoramento. É também investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP. Filipe Araújo é vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e responsável pelo pelouro do Ambiente e Transição Climática.

Doravante quinzenalmente, e em 2023 centrado nos patrimónios do Museu e das Bibliotecas do Porto, regressa à agenda da cidade um ciclo de encontros de boas memórias. Criado em 2014, Um Objeto e seus Discursos propõe ao público o contacto com lugares, obras de arte, documentos históricos ou arquiteturas do Porto, mais ou menos conhecidas, contando com a mediação de especialistas, responsáveis do município ou personalidades de diferentes quadrantes e sensibilidades. É uma das novidades da programação de 2023.

BILHETES

Participação gratuita limitada à lotação do espaço e mediante inscrição prévia através de preenchimento de formulário.

Mais informações: [email protected] ou 223 393 480

ENDEREÇO

Estrada Interior da Circunvalação

Fonte: https://museudacidadeporto.pt/recurso/um-objeto-e-seus-discursos-o-parque-da-cidade-natureza-arquitetada/

Um Objeto e seus Discursos — O PARQUE DA CIDADE: NATUREZA ARQUITETADA

Data

03 Jun 2023
Desde

Hora

18:30 - 19:30

Localização

Parque da Cidade do Porto
Estrada Interior da Circunvalação, 4100-083 Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »