O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

UM OBJETO E SEUS DISCURSOS — A ESTÁTUA DO «GENERAL SEM MEDO» NO PORTO

UM OBJETO E SEUS DISCURSOS – A ESTÁTUA DO «GENERAL SEM MEDO» NO PORTO

Com Ilda Figueiredo e Germano Silva Moderação: Pedro Olavo Simões

A candidatura antirregime de Humberto Delgado a Presidente da República, em pleno Estado Novo, foi um inesperado rastilho de esperança, resistência e liberdade que produziu poderosos rebentamentos na base da ditadura. Muitos dos movimentos conspirativos ou de resistência intelectual e cultural, no Porto, surgiram a partir desse acontecimento e da receção entusiástica e galvanizadora da cidade ao «General sem Medo», a 14 de maio de 1958.

Estima-se que tenham sido mais de 100 mil pessoas que aclamaram, então, o General, desde a estação de São Bento até à Praça Carlos Alberto. No dia seguinte, a 15 de maio, o «Comércio do Porto» dava como manchete que «O Sr. General Humberto Delgado, candidato independente à Presidência da República, foi recebido, apoteoticamente, nesta cidade». De uma janela da sede da candidatura, instalada na Praça Carlos Alberto (por cima do antigo Café Luso), Delgado afirmava: «Povo do Porto! A resposta ao Governo está dada nesta grandiosa manifestação que acaba de me ser prestada por vós. Façam eleições livres e venceremos! Vós sois a Verdade. E a Verdade é que queremos que acabe a tirania. A Verdade é não querermos continuar mais a ser escravos. Viva a República! Viva a Liberdade! Viva a Pátria! Viva o Porto».

Esta sessão especial do ciclo «Um Objeto e seus Discursos», integrada na programação das comemorações portuenses dos 50 anos da Revolução de 25 de abril, evoca o papel político pró-democracia, a memória e a atualidade da figura histórica de Humberto Delgado e da sua candidatura presidencial, tendo por ponto de partida a estátua dedicada ao General no Porto, criada por José Rodrigues, e instalada desde 2008 na praça Carlos Alberto, no largo do Palacete dos Viscondes de Balsemão.

BILHETES

Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.
Levantamento no máximo de 2 bilhetes/pessoa nos balcões do Museu e Bibliotecas do Porto, 48h antes de cada atividade.

Fonte: https://museudoporto.pt/recurso/um-objeto-e-seus-discursos-a-estatua-do-general-sem-medo-no-porto/

UM OBJETO E SEUS DISCURSOS – A ESTÁTUA DO «GENERAL SEM MEDO» NO PORTO

Data

06 Abr 2024
Desde

Hora

18:00

Localização

Palacete Viscondes de Balsemão
Praça Carlos Alberto, n.º 71 - Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »