O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

UIVO - 12ª Mostra de Ilustração da Maia

UIVO – 12ª Mostra de Ilustração da Maia

8 de dezembro a 26 de fevereiro Inauguração a 7 de dezembro, 21h30 fórum da Maia Exposição UIVO 12ª MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO DA MAIA “Expedições – Do Real e do Fantástico”

 

A Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Cultura, promove, a 12ª edição da UIVO – Mostra de Ilustração da Maia, que estará patente nas Galerias do Fórum da Maia, entre 8 de dezembro e 26 de fevereiro. A inauguração está marcada para as 21h30, de 7 de dezembro. A cada edição a UIVO revela a importância da ilustração no panorama artístico nacional, reunindo sempre um conjunto eclético de artistas e ilustradores com trabalho reconhecido na área, apresentando também novos autores. O programa da Mostra é direcionado a públicos de todas as idades.

A UIVO compõe-se, na sua 12ª edição, de uma exposição dentro e fora de portas, na qual participam mais de 35 artistas e ilustradores nacionais e estrangeiros um programa de Serviço Educativo que integra ateliers de ilustração para crianças e famílias e um conjunto de oficinas desenhado para escolas do concelho, e a 5ª edição da UIVINHO – Mostra de Ilustração Infantil da Maia que apresenta os trabalhos resultantes do serviço educativo.

Sob o tema “Expedições – Do Real e do Fantástico”, a proposta de curadoria de Cláudia Melo para esta nova edição, assenta na ideia das possibilidades do conhecimento do mundo através da ilustração nas suas diversificadas expressões e materializações. Natureza, ciência e seus necessários desvios misturam-se para que haja lugar à elucidação. A exposição, composta por 3 núcleos – desenho, ilustração científica e ilustração conceptual propõe um diálogo entre diferentes temporalidades, formas de fazer e de pensar a ilustração. Apresentam-se entrosamentos entre desenho e ilustração, condição rizoma. Toma-se a Natureza como referência e referente (entidade, real ou não, para a qual remete o signo). Instiga-se um olhar de novo. No essencial misturam-se realidades para que esta possa efetivamente sobrevir no espaço entre umas e outras. As múltiplas expedições pessoais e/ou coletivas, incorrem em diversos e inquietos caminhos – os da biologia, fauna, flora, corpo, paisagem, territórios, das lendas, da arqueologia e até da astronomia – com um propósito sempre comum, o do apelo à descoberta e compreensão do mundo através de representações realistas ou surrealizadas.

Informações Patente de 8 de dezembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023 Visitável de terça a domingo, das 10h00 às 22h00 Inaugura a 7 de dezembro, às 21h30 Gratuito

ARTISTAS

Abel Salazar, Adamastor, Ana Ventura, André Letria, Beatriz Bagulho, Bina Tangerina, Catarina França, Catarina Gomes, Cinara Saiónára, Cláudia Baeta, Cristina Espírito Santo, Daniel Moreira, Delfim Ruas, Dilar Pereira, Eva Evita, Francesco de Aguilar Milanese, Godmess, Jaime Proença Braz, João Lucas, João Simões, Jorge Abade, Lars Preisser, Luís Calçada, Luísa Passos, Mafalda Paiva, Marco Nunes Correia, Mariana Rio, Mi Mitrika, Mura, Natacha Costa Pereira, Pedro Lourenço, Pedro Salgado, Pedro Semeano, Ricardo Cruzes, Ruth Bañon, Sara Feio, Simon Prades, Susana Lemos, #evivaotrauma (Luísa Soeira e Ivo Bassanti), entre outros.

PROGRAMAÇÃO

Exposição UIVO 12 Expedições – Do Real e do Fantástico Fórum da Maia 8 DEZ. 2022 >> 26 FEV. 2023

Exposição de ilustração e desenho composta por obras de mais de 35 artistas nacionais e estrangeiros.

As obras integrantes desta exposição apresentam-se em diferentes expressões e materializações como a ilustração digital, editorial, artística, gráfica, e de carácter instalativo.

Informações Patente de 8 de dezembro 2022 a 26 de fevereiro de 2023 Inaugura a 7 de dezembro às 21h30 Visitável de terça a domingo, das 10h00 às 22h00

Exposição A ILUSTRAÇÃO SAI À RUA Ilustração em Espaço Público Praça do Fórum da Maia

11 ilustrações de diferentes autores serão expostas na praça adjacente ao Fórum da Maia. Esta exposição permitirá uma aproximação à comunidade privilegiando o espaço público como meio de atuação e de comunicação. Informações Gratuito

Exposição UIVINHO 5 Mostra de Ilustração Infantil Fórum da Maia – Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho 04 >> 25 FEV. 2023

Exposição com os trabalhos resultantes das oficinas de ilustração realizados com os alunos das escolas do concelho da Maia e das oficinas com famílias programadas para o Fórum da Maia. Informações Tema “Caderneta dos Extintos” Visitável segundas-feiras das 18h00 às 23h00; de terça a sexta das 09h30 às 23h00; sábados das 09h30 às 22h30 Inaugura a 4 de fevereiro, às 17h00 Gratuito

SERVIÇO EDUCATIVO

Conjunto de oficinas de ilustração e visitas guiadas para públicos diversificados. As ações do serviço educativo são concebidas e orientadas por Catarina Gomes e Eva Evita.

 

Oficinas CADERNETA DOS EXTINTOS Fauna dos Extintos / Flora dos Extintos

Nesta oficina serão “retratados” novos animais e plantas!

A caderneta dos extintos e dos que estão ainda por vir vai-se estender sem limites ao globo terrestre. Através do tato e do sentir, propõe-se fazer uma coleção de texturas e dar um rosto aos nossos animais e plantas. Juntos daremos expressão ao manifesto do planeta pela luta e sobrevivência das nossas espécies!

Cada sessão de trabalho é composta pela apresentação e contextualização da exposição UIVO 12, criando relações entre o tema “do Real e do Fantástico”, os artistas, a expressão e o que se pretende dos nossos pequenos ilustradores nestas atividades.

Como resultado, uma exposição destes artistas e das suas espécies!

 

Oficinas para Escolas Fórum da Maia 09 JAN. // 10 JAN. // 13 JAN. // 16 JAN. // 17 JAN. 10h00 >> 12h00 // 14h00 >> 16h00 Público alvo: entre os 6 e os 10 anos.

Oficinas para Famílias Fórum da Maia 18 DEZ. // 07 JAN. // 22 JAN. 10h00 >> 12h00 Público alvo: maiores de 6 anos.

 

Visitas Guiadas Fórum da Maia

 

Visitas para escolas 13 FEV. 14h30 >> 15h30 16h00 >> 17h00

Visitas para público em geral 12 FEV. 10h00 >> 11h00 11h30 >> 12h30

 

 

Inscrições As atividades do serviço educativo são gratuitas, mediante inscrição para o email [email protected], sujeitas a número mínimo e máximo de participantes.

FICHA TÉCNICA

Organização Câmara Municipal da Maia Pelouro da Cultura

Coordenação Geral Mário Nuno Neves Vereador do Pelouro da Cultura

Coordenação Executiva Sofia Barreiros Chefe da Divisão da Cultura

Curadoria Cláudia Melo

Design Gráfico Luís Nobre (Lina & Nando)

Serviço Educativo Catarina Gomes / Eva Evita Serviço Educativo do Fórum da Maia

Produção Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia

Agradecimentos Casa-Museu Abel Salazar Universidade do Port

UIVO – 12ª Mostra de Ilustração da Maia

Data

07 Dez 2022
Desde

Hora

21:30

Localização

Fórum da Maia
R. Eng. Duarte Pacheco, 4470-136 Maia
Website
http://www.visitmaia.pt/pages/14/?geo_article_id=111
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »