O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

UHF na Casa da Música

UHF na Casa da Música

UHF na Casa da Música

31 de jul 2021 20:30
Sala Suggia

UHF é uma banda portuguesa de rock formada na Costa de Caparica, em Almada, em 1978. São os principais responsáveis pelo surgimento do boom do rock em Portugal em 1980 e, por conseguinte, os fundadores do movimento de renovação musical denominado ′rock português′. São uma das bandas nacionais mais prestigiadas e a mais antiga em atividade. A formação inicial foi composta por António Manuel Ribeiro (vocal e guitarra), Renato Gomes (guitarra), Carlos Peres (baixo) e Américo Manuel (bateria). Atualmente são formados por António Manuel Ribeiro (vocal e guitarra), António Côrte-Real (guitarra), Luís Simões ‘Cebola’ (baixo) e Ivan Cristiano (bateria).

Resultante do pós punk, no final dos anos setenta, a sonoridade da banda incorpora o rock direto e espontâneo de características urbanas, produzindo também um som mais acústico e hard rock com alguma influência dos Doors. Foram um dos grupos mais bem sucedidos comercialmente no início da década de 1980 tendo vendido mais de 100 mil discos, premiando o single “Cavalos de Corrida” (1980) – canção génese do rock português – e o álbum À Flor da Pele (1981), que ocuparam as primeiras posições da tabela de vendas durante várias semanas. Após um período conturbado na formação, conseguiram superar a crise do rock português, nos meados dos anos 80, introduzindo influências do rock alternativo no álbum Noites Negras de Azul (1988). No álbum Comédia Humana (1991) contornaram ligeiramente a sonoridade inicial para depois voltarem a estabelecer o rock convencional com Santa Loucura (1993) e 69 Stereo (1996), discos que obtiveram bom volume de vendas. Atentos à realidade política e social do país, os UHF são o rosto do rock de intervenção em Portugal. Com influência de José Afonso, assumem uma posição ativa em relação a temas sensíveis na vida das pessoas, como é o caso das canções “Sarajevo”, “Porquê (português)” ou “Vernáculo (para um homem comum)” que se tornou um manifesto antipolítico. As bem sucedidas digressões “Porquê em Portugal” e “UHF 35 anos – A Minha Geração” em 2010 e 2013, respectivamente, foram marcadas com palavras de ordem contra a desordem governativa do país. A intrépida atitude independente, assumida desde o início de carreira, pertubando algum jornalismo musical, favoreceu por alguns anos uma menor exposição mediática na banda.

A formação dos UHF foi sofrendo constantes alterações ao longo dos anos, tendo estabilizado em 2001. António Manuel Ribeiro, compositor maioritário das canções, é o único membro fundador residente. Além de cantor e músico é também escritor e autor irregular de várias crónicas para rádios e jornais. Fundou o movimento de poesia-rock em Portugal tornando-se num dos melhores criativos. Sem afastar-se totalmente da banda, lançou dois álbuns a solo, e outros dois de formato mais reduzido, que contaram com a participação de antigos e atuais músicos dos UHF, entre outros convidados.

Em julho de 2017 atingiram 1 700 concertos em Portugal e no mundo, venderam mais de 1,5 milhão de discos – entre álbuns, extended playssingles e cassetes – e lançaram quinze álbuns de estúdio. Estão representados em mais de 100 compilações com outros artistas incluindo nos Estados Unidos e Brasil. Receberam onze discos de prata, sete de ouro, três de platina e vários prémios e condecorações. Até ao ano de 2015 totalizaram 240 participações em concertos de beneficência social e de apoio a causas filantrópicas incluindo, por exemplo, a Associação Abraço e Assistência Médica Internacional.

PREÇO 20 €

DESCONTOS:

Cartão Amigo 25%

 

UHF na Casa da Música

Data

31 Jul 2021
Desde

Hora

20:30
Casa da Música

Localização

Casa da Música
Av. da Boavista 604-610, 4149-071 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-casa-da-musica-porto/
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »