TRAVESSIA | PEDRO VILELA / CRL – CENTRAL ELÉTRICA
Cultura em Expansão 2021
Quinta do Covelo
Entrada pela Rua de Álvaro de Castelões
Quinta do Covelo
Entrada pela Rua de Álvaro de Castelões
ENTRADA GRATUITA
Evento com lotação limitada. É obrigatório o levantamento de bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) no local e dia, a partir das 17h30.
Evento com lotação limitada. É obrigatório o levantamento de bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) no local e dia, a partir das 17h30.
TRAVESSIA
Pedro Vilela / CRL – Central Elétrica
Teatro, 90 min., M/16
Teatro, 90 min., M/16
Dando continuidade à linha de projetos de território e reflexão sobre o Porto que André Braga e Cláudia Figueiredo têm desenvolvido, com destaque para as cinco edições de Espírito Lugar apresentadas no Cultura em Expansão, a CRL – Central Elétrica apresenta Travessia. Com encenação e dramaturgia de Pedro Vilela, este novo projeto parte de um encontro com cerca de 50 pessoas de nacionalidade brasileira a residir no Porto.
“Qual o sentimento aflorado quando se perde um determinado espaço geográfico e humano (relação do lugar de origem e pertença)? Porque é a expropriação um motivo de dor? Como tomar a condição de imigrante como fratura, como uma impossibilidade de alcançar algo?”
Reunindo narrativas e testemunhos sobre a condição de imigrante em Portugal, Travessia é um espectáculo-percurso que visa repensar a noção de identidade, este produto nunca acabado e fruto de um contrastante processo que dá acesso a diferentes imagens da totalidade. “Afinal, desconstruir, tal como nos diz Derrida, é justamente revelar as relações de força e poder que estão por detrás da tentativa de construção de raízes únicas. O espectador é, assim, convidado a mergulhar em 4 travessias, intercalando depoimentos pessoais e dos performers, procurando traçar diferentes caminhos capazes de revelar o que está oculto nas teias da memória desta tensa relação histórica entre Brasil e Portugal.”
Encenação e Dramaturgia: Pedro Vilela
Interlocução Artística: André Braga e Cláudia Figueiredo
Cocriação, Composições Dramatúrgicas e Performers: Andrezza Alves, Marcondes Lima, Thaís Guimarães e Vinícius Massucato
Direção de Arte: Marcondes Lima
Sonoplastia: Pedro Vilela
Direção de Produção: Ana Carvalhosa
Produção Executiva: Cláudia Santos
Coordenação Técnica: Pedro Coutinho
Produção: CRL – Central Elétrica
Coprodução: Cultura em Expansão / Câmara Municipal do Porto
A Circolando é uma estrutura financiada por Ministério da Cultura / DGArtes
Apoio Câmara Municipal do Porto e IEFP