O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Teatro À(s) Quinta(s) - Bichos

Teatro À(s) Quinta(s) – “Autorretratos de Pluma y Espada”

Teatro À(s) Quinta(s)
Teatro Art’Imagem/Câmara Municipal da Maia
Fórum da Maia
Janeiro – Fevereiro – Maio – Novembro – 2022
Durante o corrente ano de 2022 o Teatro Art´Imagem e a Câmara Municipal da Maia, dando seguimento ao protocolo existente desde há alguns para a divulgação, formação e apresentação de espectáculos teatrais no concelho, retomam o programa de Teatro denominado “Teatro à(s) Quinta(s)”, com a apresentação de 4 espectáculos de Teatro que se realizarão no Grande Auditório do Fórum da Maia, sempre às quintas feiras, sempre às 19h00 e com entrada livre.
Mais uma oportunidade para os maiatos e todos os espectadores doutros municípios puderem assistir a peças de teatro de qualidade levadas à cena por companhias profissionais de várias regiões do País e internacionais, juntando-se assim este ciclo “Teatro À(s) Quinta(s)” às outras actividades regulares que a Câmara Municipal da Maia e o Teatro Art´Imagem organizam anualmente como o Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia, Programação Regular de Teatro na Quinta da Caverneira, Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores, as Oficinas de Teatro da Maia para crianças, jovens e seniores, entre outras.
24 Fevereiro
19h00 Autorretratos de Pluma y Espada
Uma coprodução de Karlik Danza Teatro e Festival de Teatro Clásico de Cáceres
Casar de Caceres/Espanha
M/14
75M
As escritoras barrocas enfrentaram o desafio de usar a palavra para evidenciar uma situação sem dúvida injusta porque, diante do silêncio e da reclusão a que a moralidade reinante da época as condenava, queriam erguer a voz, tornando-se visíveis na sociedade e, por meio das palavras, romper a esfera privada para atingir também a esfera pública. Serão as quatro dramaturgas seculares mais representativas do barroco espanhol, María de Zayas, Ana Caro de Mallén, Ángela de Acevedo e Leonor de la Cueva que darão voz à sua visão do mundo através das protagonistas das suas obras: “La Traición en la amistad”, “Valor, agravio y mujer”, “El muerto dissimulado” y “La firmeza en el ausência”, respectivamente. E Catalina Clara Ramírez de Guzmán, poetisa da Extremadura, de Llerena, do século XVII a quem, por nossa parte, queremos prestar uma pequena homenagem encenando alguns de seus poemas mais representativos, como autorretratos. A mulher desonrada que disfarçada de homem busca restabelecer sua honra – O direito da mulher à livre escolha do casamento – A defesa contra a acusação do caráter mutável da mulher.
Textos María de Zayas, Ana Caro, Leonor de la Cueva, Ángela de Acevedo, Catalina Clara Ramírez, Hélène Cixous Adaptação Charles Delgadillo y Cristina D. Silveira Direcção e Dramaturgia Cristina D. Silveira Intérpretes em cena Jorge Barrantes Lara Martorán Guadalupe Fernández Sergio Barquilla Chloé Bird Intérpretes em video Memé Tabares – María de Zayas Carmen Galarza – Ana Caro Ana García – Ángela de Acevedo Olga Estecha – Leonor de la Cueva Alfredo Guzmán – Fray Luis de León Espaço cénico e figurinos Susana de Uña Videografías Yorgos Karailías Composição Musical Álvaro Rodríguez Barroso Composição Coreográfica Cristina D. Silveira Desenho de luz David Pérez Hernando Assistência coreográfica Cristina Pérez Bermejo Verso Charles Delgadillo Armas Pablo Mejías Execução cenográfica Talleres Ollero y La Nave del Duende Execução de figurinos Luisi Penco y Lali Moreno Técnico de luz Alfonso Rubio Fotografia Jorge Armestar Vídeo promocional Marta Barroso Design gráfico Susana de Uña Assistente de Produção María López Direcção Técnica e de Produção David Pérez Hernand
Gratuito.
Condições de acesso de acordo com as normas da DGS em vigor à data do evento.

Data

24 Fev 2022
Desde

Hora

19:00

Localização

Fórum da Maia
R. Eng. Duarte Pacheco, 4470-136 Maia
Website
http://www.visitmaia.pt/pages/14/?geo_article_id=111
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »