O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Splendid Isolation by Lea Vidakovic Exposição

Splendid Isolation by Lea Vidakovic | Exposição

O cenário sai da tela, torna-se físico, palpável. Dá para espreitar. Nas paredes, a mesma personagem, mas em narrativas diferentes. Serão sequências da mesma história? Preparado para uma experiência nova que o cinema de animação de autor lhe propõe? Splendid Isolation é uma exposição para conhecer de 6 a 28 de novembro, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).
Existe uma estufa por perto, no Jardim Botânico da Universidade do Porto, é certo. Mas não dentro da própria casa! Da pelicula para o real, Splendid Isolation traz-nos uma estufa e coloca-a dentro da Galeria da Biodiversidade. E há alguém, de vestido rendado e longos cabelos negros, que cuida dela. Esta é uma exposição que acompanha a edição deste ano do Festival Cinanima e o expande. É outra abordagem ao cinema de animação de autor.
Trata-se de um tríptico de animação expandida, ou seja, em vez de entrar numa sala de cinema e olhar para uma só tela, aqui terá três projeções diferentes, sendo que, a cada uma corresponde uma ação, uma narrativa e um tempo diferentes. São três pequenas histórias (de 90 segundos cada) projetadas na parede, tendo em comum a mesma personagem: uma boneca que se move de acordo com a técnica tradicional de animação de marionetas.
Splendid Isolation inaugura às 18h30 do dia 6 de novembro.
A exposição / instalação pode ser visitada até 28 de novembro, de terça-feira a domingo, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Tem entrada livre.
______
Sobre Lea Vidakovic:
É uma artista multimédia que atua na área de instalação de arte e animação de fantoches. Estudou artes gráficas na Academy of Fine Arts, Zagreb, tem um bacharelato em animação na Volda University College, Noruega, e terminou em 2012 o seu mestrado em artes audiovisuais e animação na Academy of Arts KASK, Bélgica. Atualmente é investigadora doutorada na Nanyang Technological University, Singapura. É também membro da Associação de Artistas Croatas (HDLU) e da Associação de Artistas da Voivodina (SULUV).

Splendid Isolation by Lea Vidakovic | Exposição

Data

07 - 28 Nov 2021
Desde

Hora

10:00

Localização

Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Rua do Campo Alegre 1191, 4150-181 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »