O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Sete Pecados à Tardinha — Gula

Sete Pecados à Tardinha — Gula

Com Rosa Alice Branco e Rui Paula. Moderação: Nuno Camarneiro

O ciclo de conversas Sete Pecados à Tardinha, nascido da vontade de criar um espaço de discussão multidisciplinar e informal em torno do conceito de “pecado”, pretende explorar as suas dimensões simbólicas, históricas, religiosas, culturais, científicas e sociais.

Partindo dos sete pecados mortais, tais como foram fixados por Tomás de Aquino na sua Summa Theologica – Ira, Avareza, Gula, Luxúria, Preguiça, Soberba e Inveja – o ciclo promoverá uma conversa sobre cada um destes pecados, com a participação de artistas, autores, cientistas, desportistas e outras personagens de relevo na sociedade portuguesa que possam contribuir com um ponto de vista único, informado e enriquecedor para o debate.

Rosa Alice Branco é Mestre em Filosofia do Conhecimento pela Universidade Nova de Lisboa, com uma tese sobre a perceção visual em Berkeley, nascida em 1950. Ensina psicologia da perceção na Escola Superior de Artes e Design. Participou no Grupo de Estudos de Semiótica e Poética do Porto, tendo sido um dos responsáveis pela revista Figuras e pertence à direção da revista Limiar. A sua poesia, refletindo sobre paradoxos filosóficos e linguísticos, ocupa um lugar único na poesia portuguesa contemporânea mais recente. Rui Paula revelou desde cedo o gosto pela cozinha, que foi desenvolvendo com paixão e originalidade, sem nunca perder a ligação com as tradições. Em 1994, abriu o seu primeiro restaurante, Cêpa Torta, em Alijó, que manteve até 2010. Abriu em 2014 a Casa de Chá da Boa Nova, considerado monumento nacional desde 2011 e distinguido com duas estrelas Michelin. Venceu o prémio Chef do Ano 2020, do guia Boa Cama Boa Mesa do jornal Expresso, e foi nomeado para o The Best Chef Awards 2021. Nuno Camarneiro é doutorado em Ciência Aplicada ao Património Cultural. Em 2012 venceu o Prémio Leya com o romance Debaixo de Algum Céu.

BILHETES

Entrada gratuita limitada à lotação do auditório.

ENDEREÇO

Jardins do Palácio de Cristal
Rua de Dom Manuel II
4050-239 Porto

AUTOCARRO

1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal

Fonte: https://museudacidadeporto.pt/recurso/sete-pecados-a-tardinha-gula/

Sete Pecados à Tardinha — Gula

Data

31 Mai 2023
Desde

Hora

18:00

Localização

Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Jardins do Palácio de Cristal, R. de Dom Manuel II, 4050-239 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »