O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

SESSÃO ESPECIAL: MATÍAS PIÑEIRO

SESSÃO ESPECIAL: MATÍAS PIÑEIRO

SESSÃO ESPECIAL: MATÍAS PIÑEIRO

CINEMA

Auditório –  Serralves 
12 JUN 2021

Horário: 18:00

Acesso 3€; Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

UNA MUJER SILENCIOSA Argentina, 2002, HD Vídeo, cor, som, 21 min.

UN HOMBRE ROBADO Argentina, 2007, HD Vídeo, p&b, som, 91 min.

Organizada em parceria com a Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, no âmbito de uma residência artística do realizador Matías Piñeiro, esta é uma sessão com as duas obras inaugurais da filmografia do jovem cineasta argentino, composta por uma das suas primeiras curtas-metragens, Una Mujer Silenciosa (realizada como trabalho de final de curso na Universidad del Cine), e a sua primeira longa-metragem, El hombre robado.

A obra de Piñeiro é rica em apontamentos humorísticos, atenta aos gestos do quotidiano ou a conversas entre amigos, elaborando sedutores jogos de espelhos entre ficção e documentário, entre verdadeiro e falso, prolongando personagens e situações de uns filmes para os seguintes. Eruditos e ecléticos, os filmes do realizador apresentam-se recheados de referências literárias, desenvolvem-se por meios artísticos (museus e teatros) e dialogam com o cinema da Nouvelle Vague, reinventando-o no presente com recurso ao formato anacrónico da película de 16mm.

Em El hombre robado integramos uma visita guiada ao Museu de História de Buenos Aires, enquanto nos imiscuímos num esquema de arte falsificada ao ritmo de “Facundo”, a obra-prima do escritor e reformador Domingo Faustino Sarmiento. O filme marca o início de uma colaboração com as atrizes Julia Martínez Rubio, María Villar e Romina Paula, que reaparecerão nos seus filmes seguintes e que se tornaram, entretanto, nas caras da nova geração do cinema argentino.

Data

12 Jun 2021
Desde

Hora

18:00
Serralves

Localização

Serralves
R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »