
SESSÃO DE CURTAS (55’)
JORNADA DE PAPEL
Emanuel de Oliveira e Maria Ana Marques, Portugal 2022
Animação (7′)
Esta é a história de Monty, uma criatura escura, irrequieta, mas adorável, que navega num riacho pela primeira vez num barquinho de papel, em que as margens lhe vão proporcionando diversas aventuras.
GAÏA
Maximilien Saint-Cast Gaël Cathala| França, 2021
Documentário (4’)
Nascido de uma reflexão sobre os problemas climáticos atuais, Gaïa é um filme curto e poderoso que narra os erros por nós cometidos no passado e que nos convida a agir. Gaia, uma alegoria da Terra representada por uma mulher, é a personagem central deste filme. Tecnicamente apoiado num importante movimento retrospetivo em plano sequencial, o filme ilustra a reconstrução histórica que levou ao desastre ecológico por nós atualmente vivido. Mostra, especificamente, o excesso de consumo de todos, com cada vez mais produtos alimentares transformados, embalagens de plástico nocivas, ou a criação intensiva de gado e a pesca intensiva.
L’IMPIANTO UMANO
Andrea Sbarbaro, Itália 2021
Ficção (11’)
Elettra, uma excêntrica apresentadora de TV rodeada por uma equipa incompetente, faz uma reportagem sobre a história de quatro inquilinos solitários que, após um apagão no meio do verão, criaram a invenção do século.
PLASTIC SHOPPER
Pierre Dugowson, França 2022
Documentário (4’)
Mona precisa de ir às compras. Cá está ela no supermercado, e tudo é de plástico.
THE SAUSAGE RUN
Thomas Stellmach, Alemanha 2022
Animação (10’)
Filme de animação de 10 minutos, conta a história trágica de um cordeirinho com a ajuda de diversos Zootrópios, livremente baseado no conto de Grimm, “O Capuchinho Vermelho”. Aqui, trocam-se os papéis dos humanos e dos animais. As personagens humanas no filme são representadas como animais antropomórficos. O animal da história, o lobo mau, é aqui um ser humano. A família do “Capuchinho Vermelho” consiste na mãe ovelha, o cordeiro como “Capuchinho Vermelho” e um avô ovelha. O lenhador e a sua mulher são cães com uma predileção por salsichas. O lobo, um talhante, é um homem com um problema grave – já se lhe acabou a carne. A história decorre com a utilização de Zootrópios, que são dispositivos óticos históricos e bastante rudimentares que apresentam sequências de imagens desenhadas em movimento. É uma invenção que remonta ao século XIX e uma precursora da tecnologia cinematográfica.
ESTRELLAS DEL DESIERTO
Katherina Harder Sacre, Chile 2022
Ficção (19′)
Antay (12 anos) tem uma equipa de futebol juntamente com os seus amigos Pedro (12 anos) e Ayelén (11 anos), na zona mais a norte do Chile, a meio do deserto de Atacama, que tem sido assolado por secas. À medida que o tempo passa e a situação piora, algumas famílias começarão a abandonar a cidade, o que significa que a equipa de futebol de Antay e dos seus amigos estará em risco de acabar. Enquanto a sua mãe se junta a outras mulheres da cidade para protestarem e enfrentarem a ameaça ambiental, deparar-se-á com a perda e a transformação do seu ambiente para sempre.
Fonte: https://www.serralves.pt/atividades-serralves/cineeco-sessao-de-curtas-55/
SESSÃO DE CURTAS (55’)