
Sem Fronteiras #3 | Cândido Lima + Diogo Tudela
Dividido em três sessões, a ter lugar na Fonoteca Municipal do Porto nos dias 14, 21 e 28 de outubro, às 17h00, o ciclo “Sem Fronteiras” terá como anfitrião Cândido Lima e três convidados do panorama musical portuense: Inês Malheiro, Gustavo Costa e Diogo Tudela, respetivamente. A entrada é gratuita.
Figura fulcral da contemporaneidade sonora de todo um século no nosso país, Cândido Lima foi ideólogo de três séries de programas televisivos que realizou para a RTP – “Sons e Mitos” (1978), “Fronteiras da Música” (1982) e “No Ventre da Música” (1983). Partindo agora dessas emblemáticas criações, Cândido Lima apresenta assuntos de múltiplas circunstâncias, que servirão de mote para conversas entre diversos intervenientes criadores, procurando uma música “sem fronteiras”.
Cada sessão contará, portanto, não só com a apresentação do músico convidado, seguida de conversa, mas também com uma abordagem a temas musicais, ao estilo dos seus programas televisivos, e um momento de escuta de obras do compositor.
A prática de Diogo Tudela incide sobre sistemas sintácticos, linguagens formais e renderizações alográficas aliadas à programação. Tudela é também co-coodernador do programa New Media Arts na Escola das Artes – UCP.
No Ciclo Sem Fronteiras, trará uma breve apresentação composta por uma série de estudos estruturais não sequenciais para Work, uma peça de palco em produção. Recorrendo a som enquanto imagem alográfica, projectada por marcas e caracteres (computação), estes exercícios pretendem jogar com as tensões entre a extensa mas limitada ductilidade do som e a infinita manipulabilidade dos sistemas formais. Eles soarão como soarão quando puderem soar.
Sem Fronteiras #3 | Cândido Lima + Diogo Tudela