O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Segurança Na Era Da (in) Humanidade

Segurança Na Era da (in) Humanidade

Segurança Na Era da (in) Humanidade

Dia 10 de maio, às 14h00, assista à reflexão antropológica sob o tema SEGURANÇA NA ERA DA (IN) HUMANIDADE com Michael Herzfeld (Harvard University) e moderação de Gonçalo Santos (CIAS/Sci-Tech Asia).
Os apelos à “segurança” são feitos por representantes estatais em todo o mundo como justificação para o controlo excessivo, e este modelo funcionou bem também para os operadores neoliberais e para os que são suficientemente ricos para poderem pagar pelo encerramento dos seus espaços contra um perigo potencial do “lado de fora”. Foi universalizado como “segurança planetária”, dando legitimidade a uma ampla sucessão de atos arbitrários de exclusão social, cultural e racial e, em última análise, para uma rejeição da responsabilidade coletiva da Humanidade pela biodiversidade, bem como pela diversidade linguística e cultural. Formas de soberania diferentes, mas mutuamente paralelas e que se reforçam mutuamente são invocadas para justificar práticas discriminatórias, que ofendem a própria ideia de uma humanidade comum e troçam do termo “Antropoceno,” sugerindo a necessidade de uma reconsideração da sua utilidade e uma avaliação do perigo de ser deliberadamente mal interpretado. Simultaneamente, as expropriações do espaço de vida comum acontecem juntamente com os abusos do direito à liberdade de expressão e de ação, ignorando o contrato social e as responsabilidades mútuas associadas que fundamentam tais conceitos e os subjugam a impulsos totalitários a todos os níveis. E se questionarmos o que significam os apelos à segurança planetária para os sem-abrigo e para indivíduos sem posses? E se questionarmos o que significa a liberdade de expressão para aqueles que são mais prejudicados pela sua incorreta utilização? Como é que as diferenças culturais moldam as respostas a essas perguntas, e como é que os antropólogos podem contribuir para um debate global, recentrando o planetário nos detalhes de acordos sociais locais?
Junte-se a nós, através de inscrição gratuita prévia através do link. O link de acesso será enviado a cada um dos inscritos.

Preço: grátis · Duração: 1 h 30 min.

Segurança Na Era da (in) Humanidade em

 

[smartslider3 alias=”fundo-do-mec-agendas-“]

Data

10 Mai 2021
Desde

Hora

14:00

Localização

Evento Online
Porto
Categorias
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »