O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

RIVVA Elisa Azevedo em parceria com Rivva curadoria de Pablo Berástegui Lozano

RIVVA: Elisa Azevedo

RIVVA
Curadoria de Pablo Berástegui Lozano
artistas: Elisa Azevedo, em parceria com Rivva; e a colaboração de Mara Flora e Diana Excel
Abertura: 03.02 (QUI), a partir das 18h
Patente até: 19.03
Djset 22h às 24h com Dianna (sala nobre)
[Entrada Livre]
Rivva é um trabalho colaborativo entre Elisa Azevedo e Rivva, com a participação da designer Mara Flora e da DJ e música Dianna Excel, que tem por foco a representação de um tempo partilhado entre as duas amigas. Na sua proposta abordam-se temas como o género, a identidade e a temporalidade, mas no âmbito do programa “Outros (novos) Portos”, a transição que está a experienciar a protagonista das imagens, permite-nos olhar para esta transformação como uma metáfora das mudanças que as cidades, entendidas como organismos vivos, estão a experimentar.
Sobre
Artista(s)
Elisa Azevedo (n. 1996, Porto, Portugal), trabalha entre Porto e Lisboa.
Licenciada em Arte Multimédia, na vertente Fotografia, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, frequentou a pós-graduação Discursos da Fotografia Contemporânea pela mesma instituição.
Expõe desde 2017, coletivamente e a solo, destacando-se Body to Body, no Arquivo Municipal Fotográfico de Lisboa (2017); Flesh Flower, no Museu das Artes de Sintra (2018), e Rivva, na Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira (2021).
O seu trabalho vive de uma abordagem sensível à realidade, sem uma vinculação imediata ao tempo, espaço ou sujeito que habita.
Diana Excel define-se como artista trans pop-apocalíptica, de 22 anos, está inserida na comunidade de música emergente de Lisboa. Explora o maximalismo, compressão e desconstrução musical como expressão do interior sentimental. É barulhenta, intensa e grave, ao mesmo tempo preserva uma delicadeza angelical.
Com bases no Deconstructed Club, Bass Music e Pop Alternativo, no seu álbum de estreia “XL” renasce como artista e como pessoa, assumindo publicamente a identidade de mulher trans. Com “XL Deluxe” atualiza-se, exprimindo mais força puxando-se mais a extremos musicais com base nas narrativas sonoras anteriores.
Mara Flora é natural de Lisboa onde se licenciou em Design de Moda pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Depois de passar pelo atelier Alexandra Moura onde estagiou, decidiu focar-se nos seus próprios projectos.
Em março de 2018 inscreveu-se no concurso Bloom do Portugal Fashion, tendo sido uma das vencedoras. Em Outubro do mesmo ano estreou a marca epónima com uma coleção apresentada na mesma plataforma. Desde então tem colaborado com diversos criativos e trabalhado como freelancer.
Riva Alves, nascida em 1996, veio para Lisboa aos 18 anos depois de crescer na Sertã.
Estudou História, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, tendo terminado aí a sua breve experiência em Humanidades para depois começar a trabalhar como programadora, posteriormente. Aproximou-se do mundo artístico durante 2019, sendo a sua experiência mais relevante o projecto colaborativo com Elisa Azevedo, intitulado Rivva. Este trabalho foi exposto na Bienal de Vila Franca de Xira, em 2021.
Curador
Pablo Berástegui tem desenvolvido uma sólida carreira como produtor cultural em Espanha,
principalmente em projetos de grande porte, como San Sebastián 2016 Capital Europeia da Cultura, da qual foi diretor, ou o Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais PHotoEspaña, onde trabalhou em sete edições (2000/2007), as quatro últimas também como diretor. Berástegui foi responsável pela consolidação do centro criação contemporânea Matadero Madrid e colaborou na redefinição e lançamento de outro grande projeto cultural da capital espanhola, o centro de cultura contemporânea Conde Duque. Atualmente, Pablo Berástegui reside entre Madrid e o Porto, onde dirige o projeto Salut au monde! (www.salutaumonde.info), um programa de exposições de fotografia contemporânea focado na alteridade.

RIVVA: Elisa Azevedo, em parceria com Rivva | curadoria de Pablo Berástegui Lozano

Saco Azul Associação Cultural

Data

03 Fev 2022 - 19 Mar 2022
Desde

Hora

12:00 - 22:30
Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural

Localização

Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural
R. de Passos Manuel 178 4º Piso, 4000-382 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-maus-habitos-porto/
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »