15 rostos. 15 histórias. 1 olhar singular sobre o Porto contemporâneo.
📅 Data: Sábado, 19 de julho de 2025
🕠 Horário: Das 16h30 às 19h00
📍 Local: CPF – Centro Português de Fotografia, Edifício da Ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
🎫 Entrada: Gratuita
👤 Classificação etária: Todas as idades
📷 Sobre a Exposição:
“Retratos com Nome Próprio” é um registo fotográfico de Georges Dussaud, construído a partir do encontro com 15 figuras emblemáticas da vida cultural e artística do Porto, como Agustina Bessa-Luís, Manoel de Oliveira, Álvaro Siza, Pedro Abrunhosa, Rui Reininho e Júlio Resende.
Estes retratos íntimos foram captados entre novembro de 2007 e 2008, em simultâneo com uma reportagem sobre o Porto que Dussaud realizou para o ciclo “Invisões – Portugal visto pelos fotógrafos franceses”, apresentado no CPF em 2009.
📸 Um Olhar Singular:
Através da sua inseparável Leica, Dussaud oferece-nos imagens que não são apenas retratos, mas testemunhos afetivos. Cada fotografia revela a cumplicidade entre fotógrafo e retratado, num equilíbrio entre o acaso e a intenção, entre o instante e a memória.
🔍 Destaque:
Mais do que uma galeria de nomes, esta exposição é uma celebração do rosto humano como espelho da cultura, captada por um dos grandes nomes da fotografia europeia documental.
✨ Uma paragem obrigatória para quem ama a fotografia, a cidade do Porto e as suas figuras maiores.