O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Residencial Porta-Jazz / AMR Porta-Jazz

Residencial Porta-Jazz / AMR

9 DE DEZEMBRO DE 2023 ÀS 19:00 – 20:00
Abrem as portas da residência permanente no Espaço Porta-Jazz para deixar entrar dois viajantes vindos da Suíça, enviados especiais da associação AMR Genève, com quem a Porta-Jazz tem uma parceria estabelecida desde 2017.
Este intercâmbio tem trazido ao Porto diversos projetos sugeridos pela AMR e levado a Genebra vários concertos por bandas do Carimbo Porta-Jazz. Pelas pontes assim estabelecidas, a Porta-Jazz e a AMR têm vindo a promover outros modelos, como as residências artísticas, que colocam em colaboração músicos que não se conhecem anteriormente, num e noutro país.
Nesta edição será a vez dos portugueses João Pedro Dias e João Cardita acolherem no Porto dois músicos suíços – Mona Creisson e Ravi Ramsahye – para a criação de uma proposta original que irá pôr à prova a sinergia entre os quatro, explorada numa semana intensiva de trabalho que antecede o concerto.
Com forte interesse na música improvisada e experimental, Mona Creisson é uma violinsta multifacetada pois para além do seu instrumento explora as texturas da voz e da eletrónica, através de live sampling.
O guitarrista Ravi Ramsahye é filho de dois emigrantes da Maurícia radicados em Genebra, pelo que os seus antecedentes multiculturais lhe aportam uma visão abrangente sobre a expressão artística. Profundamente fascinado por jogos rítmicos, esse é o seu maior contributo para os projetos em que se envolve, em liderança ou em colaboração.
João Pedro Dias é um trompetista muito ativo na cena portuense, tendo já somado diversas participações com orquestras e large ensembles para concertos e gravações, liderando o seu projeto próprio “Matéria”, a ser editado brevemente.
O baterista João Cardita tem vindo a trilhar um sólido percurso, sendo um dos elementos mais destacados da nova geração de músicos que exploram a improvisação e os projetos que nela assentam para desafiar barreiras estilísticas.
João Pedro Dias – Trompete
Mona Creisson – Violino
Ravi Ramsahye – Guitarra
João Cardita – Bateria
5€ / 3€ Membros (doação sugerida)

Residencial Porta-Jazz / AMR

Tags:

Data

09 Dez 2023
Desde

Hora

19:00
Porta-Jazz

Localização

Porta-Jazz
R. João das Regras 305, 4000-293 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-porta-jazz/
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »