Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

PRIMAVERA DO TEATRO MAIA AO PALCO - MOSTRA DE TEATRO DE AMADORES

PRIMAVERA DO TEATRO MAIA AO PALCO

PRIMAVERA DO TEATRO
MAIA AO PALCO – MOSTRA DE TEATRO DE AMADORES

De 2007 a 2022
Em 2007, tendo como inspiração o Dia Mundial do Teatro, que se comemora a 27 de Março, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia e o Teatro Art´Imagem decidiram promover anualmente um conjunto de actividades culturais denominadas Primavera do Teatro – Comemorações do Dia Mundial do Teatro.
Os seus objectivos principais são articular o Teatro e Artes de Palco com outras formas de expressão artística, as Artes Plásticas, Literatura, o Vídeo e o Cinema, privilegiando a formação e a sensibilização de diversas camadas de público, nomeadamente as crianças e os jovens, sem esquecer os seus seniores e a comunidade em geral, para a importância da Cultura, o seu usufruto e participação activa na vida do seu município, conquistando-se novos públicos e promovendo outras práticas e melhores formas do exercício de uma cidadania plena e partilhada.
Entretanto em 2009, no seguimento de vários encontros com os grupos de teatro de amadores do concelho, as mesmas entidades decidiram integrar na Primavera de Teatro a realização anual de um encontro de grupos de teatro de amadores do concelho a que deram o nome de Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores.
Esta iniciativa pretende valorizar e dar a conhecer ao maior número de pessoas o meritório trabalho cultural das associações e grupos de teatro amadores do concelho, possibilitando, desta forma, a apresentação das suas peças na sala principal da cidade, incentivar o intercâmbio entre as várias colectividades e contribuir para um melhor conhecimento entre todos os participantes.
Esta Mostra é também um espaço para confrontar experiências artísticas diversas, melhorar a qualidade do trabalho artístico- teatral , a escolha de novos repertórios, fomentar o espirito critico e abrir canais de debate entre os artistas, seus associados e os espectadores em geral, alargando assim, de uma forma concertada, a oferta cultural do concelho da Maia.

Assim se completa uma iniciativa que já acontece há 14 anos, juntando no mesmo encontro uma programação para os munícipes individualmente e para as Associações Culturais e Recreativas que fazem regularmente Teatro. Uns e outros encontrar-se-ão uma s vezes como espectadores ou formandos e formadores e outros em palco como artistas, apresentando as
suas próprias peças.

Mário Nuno Neves
Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia

José Leitão
Director Artístico do Teatro Art´Imagem

 

Depois de um ano de interregno e de uma edição em formato 100% online, a XV edição da Primavera do Teatro e a XIII edição do Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores do concelho da Maia volta ao formato presencial.
A Mostra de Teatro contará com a presença de 4 associações culturais do concelho, apresentando não só espectáculos de autores universais, como também apostando em novas dramaturgias, alargando o trabalho dentro dos grupos de amadores ao nível da escrita dramática, para além da interpretação e encenação. A programação inicia-se com um texto original de Inês Pascoal, que também assina, juntamente com Elza Martins, a encenação do espectáculo “Padaria à Portuguesa”, do grupo de teatro Pé No Charco. Segue-se a uma dramaturgia inédita um dos mais importantes escritores europeus, o veneziano Carlo Godoni, com a comédia de enganos “Arlequim – Servidor de Dois Amos”, apresentada pelo grupo Milheiros D´Alvura, da Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia. Na sequência dos clássicos, o Grupo de Teatro ICM apresenta-nos um dos pais do teatro ocidental, Moliére, mais especificamente a sua comédia de costumes, “Casado à Força”. Terminando a Mostra como se inicia, voltamos à contemporaneidade com o espectáculo da Academia de Teatro, “SextaFeira 13”, texto de um dos mais representados dramaturgos da atualidade em França e países francófonos, Jean-Pierre Martinez.
Em paralelo com a Mostra de Teatro, a programação da Primavera do Teatro contribuirá com uma série de iniciativas de expressões artísticas distintas, criando um ambiente multidisciplinar simbiótico e complementar, porque todas as artes se contaminam mutuamente. Contará com um ciclo de cinema, “O Cinema vai ao Teatro”, apostando no cinema mudo, o qual permite quebrar barreiras ao nível da percepção da história contada. Dois filmes para todas as idades que têm como protagonistas 3 dos mais reconhecidos comediantes no mundo do cinema mudo: Laurel & Hardy (Bucha & Estica) e Charlie Chaplin. A teatralidade impressa nestes filmes é inquestionável, da técnica de clown aos tempos teatrais, figurinos, adereços e até mesmo espaço cénico. Aqui até se pode dizer em tom de brincadeira e numa espécie de confronto com o título da actividade, que é caso para se dizer que o Teatro foi ao Cinema. Na “Hora do Conto”, uma leitura interpretada para crianças e jovens, irá ser lido o texto “Maria Liberdade”, de Filipe Gaspar, que reflete acerca de uma das grandes problemáticas no mundo – a desigualdade social. A leitura de um texto com uma temática tão importante cria a possibilidade de levantar o questionamento da mesma à faixa etária dos mais jovens, contribuindo para o seu crescimento e formação ao nível da formulação de ideias próprias, identidade, princípios e caráter. No decorrer de toda a programação estarão pela primeira vez expostos os cartazes de todas as edições da Primavera do Teatro/Maia ao Palco, uma oportunidade para se refletir acerca do que ver o que feito no passado e refletir sobre o futuro. Fechando com chave de ouro e ligando à programação a actividade das Oficinas de Teatro da Maia, organizadas pelo Teatro Art’Imagem em parceria com a Câmara Municipal da Maia, irá ser feita a leitura da Mensagem de Teatro da Maia pelos formandos da Oficina.

A XV edição da Primavera do Teatro e a XIII edição do Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores do concelho da Maia será, desta forma, um espaço para confrontar experiências artísticas diversas, melhorar e promover a qualidade da artística dos grupos de teatro amador do concelho, fomentar o espírito crítico e abrir canais de debate entre os artistas amadores, seus associados e os espectadores em geral, alargando assim, de uma forma concertada, a oferta cultural do concelho da Maia. Uma saudação especial a todos os participantes e ao público, a quem convidamos, para assistir aos espectáculos e apreciar o talento dos artistas
deste concelho.
Viva o Teatro e Viva a Maia!

Daniela Pêgo e Zé Pedro
Teatro Art’Imagem

 

23 Março (Quarta-feira)
15h00 O Cinema vai ao Teatro
O Cabeçudo das Trincheiras (Block-Heads) – Bucha&Estica
Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho
M/6
60M
Entrada Livre
Durante a Primeira Guerra Mundial, em plena batalha, Stan permanece na trincheira enquanto Ollie e o resto dos soldados saem para combater. Mais de vinte anos depois, Stan é descoberto, ainda na guarda do seu posto.
Ollie, que toma conhecimento pela imprensa, decide convidá-lo para almoçar em sua casa, muito embora isso faça com que a sua esposa, a Sr.ª Hardy, fique mal-humurada. As desastrosas manobras de Bucha e Estica na cozinha provocarão a chegada de uma atraente vizinha e do seu irascível marido…
Realização John G. Blystone Actores Stan Laurel, Oliver Hardy, Billy Gilbert, Patricia Ellis, Minna Gombell

MAIA AO PALCO – MOSTRA DE TEATRO DE AMADORES
24 Março (Quinta-feira)
21h30 Padaria à Portuguesa
Pé no Charco
Grande Auditório do Fórum da Maia
M/12
45M (aprox.)
Entrada Livre
Espectáculo com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa Fernando (Nandinho), filho único, nasceu em Mirandela. Os seus pais depositaram nele grande esperança e também grande investimento para que abrisse o seu negócio no Porto. Nandinho tem 28 anos, é baixinho e desengonçado, não fazendo sucesso com o sexo feminino. No Porto, longe da pressão dos pais, abre uma padaria e tudo corre bem, até ao dia em que a sua mãe decide ir visitá-lo para conhecer a sua namorada, que o mesmo inventou para se livrar das suas insistências. Ao entrar em pânico com a vinda da sua mãe, paga a uma stripper para passar por sua namorada, contando com a ajuda de todos os seus empregados para se conseguir safar das suas invenções.
Autor Inês Pascoal
Encenador Inês Pascoal e Elza Martins
Intérpretes Helena Almeida, Daniel Gavina, Rui Melo, Eduardo Carvalho, Manuela Styliano, Barbara Melo e Marta Pereira.

25 Março (Sexta-feira)
15h00 O Cinema vai ao Teatro
Charlie Chaplin – Um Tributo
Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho
M/6
58M
Entrada Livre
Por Kiera Chaplin e Eugene Chaplin, “Um Tributo” é um documentário único, íntimo e movimentado sobre Charlie Chaplin, realizado pelo seu filho Eugene Chaplin na data do 25º aniversário da sua morte. Um filme único e pessoal sobre uma das maiores estrelas do cinema. Kiera Chaplin fala diante da câmara sobre seu avô, seu trabalho e suas maiores realizações no campo da arte cinematográfica. Ele também fala sobre a vida privada da famosa estrela que ilustra suas declarações com fragmentos de fitas gravadas pela última esposa de Charles Chaplin, Oona. O pai de Kiera, Eugene (nascido após ser perseguido pela infame Comissão Anti-Americana de Atividades Charlie Chaplin, estabelecida na Suíça), lembra sua infância e família e explica o que significa para ele ser o herdeiro de Chaplin.
Diretor Kiera Chaplin e Eugene Chaplin.

MAIA AO PALCO – MOSTRA DE TEATRO DE AMADORES
21h30 Arlequim – Servidor de Dois Amos
Milheirós D´Alvura – Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia
M/12
50M
Arlequim é um empregado esperto mas, que está sempre esfomeado. Na ânsia de matar a sua fome, resolve trabalhar para dois patrões, sem que um saiba do outro. No entanto, ao tentar desenvolver os dois trabalhos com astucia, acaba por desencadear uma série de peripécias engraçadas e algumas quase trágicas. No final, Arlequim, percebe que trabalhar para um patrão é bom, para dois já é demais!
Autor Carlo Goldoni
Adaptação e Encenação Sandra Ribeiro
Interpretação André Conceição, Joana Enes, Joaquim Barbosa, Liliana Fachada, Mariana Barbosa, Rute Rocha, Vítor Rosa e Gabriel Santos

26 Março (Sábado)
11h30 Maria Liberdade – Hora do Conto
Teatro Art´Imagem e Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho
Café Teatro do Fórum da Maia
M/6
90M
Entrada Livre
Escrita por Filipe Gaspar e ilustrada por Rita do Lago, este livro foi lançado pela EAPN Portugal (Rede Europeia Anti Pobreza), no âmbito das comemorações do dia internacional para a erradicação da pobreza. Nesta história, Maria Liberdade, incendiada por uma pergunta perturbadora, decide por em prática um magnífico plano para mitigar as desigualdades na sua escola, na nossa sociedade. Este conto é direcionado para crianças dos 5 aos 10 anos, para famílias, pessoas educadoras e toda a gente que assume variadíssimos papéis nas suas vidas.
Leitura Filipe Gaspar

MAIA AO PALCO – MOSTRA DE TEATRO DE AMADORES
26 Março (Sábado)
16h00 Casado à Força
Grupo de Teatro ICM
M/12
40M
Entrada Livre
Esganarela, que não sabe a sua própria idade, quer casar com Dorimeno. Completamente apaixonada, pede a mão dele à mãe e o casamento vai celebrar-se naquela noite. No entanto, após uma breve conversa com o seu amado, Esganarela desconfia que a vida de casada pode não correr como ela imaginava, e inicia um processo para saber se faz bem dar este passo. Fala amigos, filósofos, ciganas, mas acaba exatamente na mesma, sem certezas em relação ao seu casamento. Será que se vai concretizar?
Autor Molière
Tradução Jorge Sena
Adaptação Sandra Ribeiro
Encenação
Sandra Ribeiro
Intérpretes Adriano Santos, Conceição Silva, Filomena Guedes, Iolanda Carvalho, Maria Cândida Correia e Noêmia Lavandeira

MAIA AO PALCO – MOSTRA DE TEATRO DE AMADORES
27 Março (Domingo)
16h00 Sexta-Feira 13
Academia de Teatro
M/12
70M
Jorge e Cristina convidam um casal amigo para jantar. Mas a amiga chega sozinha, desfeita em lágrimas. Acaba de saber que o avião onde vinha o seu marido se despenhou no mar. Acompanhando as notícias com a potencial viúva para saber se o seu marido faz ou não parte dos sobreviventes, o casal recebe a notícia de que foi o grande e único vencedor do jackpot do Euromilhões dessa Sexta-feira 13. Mas têm de esconder a sua euforia. É de prever um sem número de reviravoltas durante este tão movimentado serão…
Esta comédia de sucesso já foi representada em teatros de todo mundo, desde Paris, Madrid, até Nova-Iorque, Los Angeles ou Miami…
Autor Jean-Pierre Martinez
Adaptação Pedro Graça
Encenação Pedro Graça
Interpretação Ana Carolina Ferraz, Ana Catarina Ferreira, Ana Filipa Moreira, Ana Filipa Torres, André Leite, Bárbara Noverça, Beatriz Dinis, Henrique Ferreira, Inês Lopes, Lucas Mitt, Mariana Pereira, M. Lobo Miranda, Rodrigo Pedra e Tiago Pereira Som e Luz Pedro Graça

17h30 Leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2022
Oficina de Teatro da Maia/Teatro Art´Imagem
Fórum da Maia
M/6
15M
Entrada Livre
Leitura encenada da Mensagem do Dia Mundial de Teatro, pelos alunos da Oficina de Teatro da Maia 2020.
Direcção da Leitura Pedro Carvalho Interpretação Alunos da Oficina de
Teatro da Maia 2020

OUTRAS ACTIVIDADES
Exposição
Cartazes de todas as edições da Primavera do Teatro/Maia ao Palco

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Uma iniciativa do Teatro Art´Imagem em colaboração com a Câmara Municipal da Maia
Direção Artística José Leitão
Direção Técnica Pedro Carvalho
Coordenação de Programação Daniela Pêgo
Produção Sofia Leal e Daniela Pêgo
Apoio à Produção Zé Pedro, Flávio Hamilton, José Barbosa e Maria Soares
Técnico Maquinista José Lopes e Pedro Leitão
Luz e Som André Rabaça
Fotografia Nuno Ribeiro
Design Gráfico Tiago Dias
Vídeo Luis Lima Production
Apoio técnico e logístico dos Funcionários da Câmara Municipal da Maia

Câmara Municipal da Maia
Pelouro da Cultura – Fórum da Maia
Rua Engenheiro Duarte Pacheco, 131
4470-174 Maia
Telefone: 22 940 86 43 | Fax: 22 944 06 33
[email protected]
facebook.com/culturamaia
Teatro Art´Imagem
Avenida Pastor Joaquim Eduardo Machado
4455 – 253 ÀGUAS-Santas – Maia
Telefone: 22 208 40 14 | 91 76 91 753 | 91 08 18 719
[email protected]
facebook.com/teatroartimagem

Data

23 - 27 Mar 2022
Expired!

Localização

Fórum da Maia
R. Eng. Duarte Pacheco, 4470-136 Maia
Website
http://www.visitmaia.pt/pages/14/?geo_article_id=111

Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.