O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Porto Summer School on Art & Cinema´22

BRASIL — DINÂMICAS CRUZADAS DA ALTERIDADE

Há uma sensação de impotência histórica quando alguém é confrontado com os acontecimentos perpetrados pelo governo brasileiro nos últimos anos. Um dos resultados mais significativos dessa linha de ação é a uma política de terra queimada em relação às trajetórias dialéticas. Subtrair ou negar as possibilidades de dinamismo trazidas por tais trajetórias significam proibir as transições, as transgressões e a transversalidade que elas implicam, assim lacerando o tecido repleto de que camadas que constituem o Brasil e a América do Sul.

Seguindo as reflexões de Zalamea sobre América do Sul, os conceitos de entrelaçamento e movimentos pendulares tornam-se instrumentos-chave para navegar nas complexidades trazidas pelas culturas brasileiras das últimas décadas. Tanto interna como externamente, os seus resultados parecem prosperar em trajetórias bipolares. Magia e ciência tornam-se magia-como-ciência e ciência-como-magia; local e universal, tornam-se local-universal e universal-local. Tais manobras são facilmente observáveis na escala em expansão de um único condomínio em Aquário de Kleber Mendonça Filho, ou nos jogos epistemológicos sinusoides de Apiyemiyekî?, de Ana Vaz. São ambos confirmações do Brasil como uma plataforma crucial na produção, manutenção, construção e estimação dos resultados de tais movimentos pendulares. Esses movimentos também permitiram a artistas portugueses a imersão nas convulsões políticas e históricas da geografia do Brasil. Neste sentido, tanto a investigação de Susana de Sousa Dias sobre Fordlândia como o projeto de vida de João Salaviza / Renée Nader Messora na comunidade Krahô testemunham a necessidade de compreender outras alteridades e negociar visões de mundo muito diferentes.

Na Porto Summer School deste ano, que decorre entre 4 e 8 de julho, os participantes estarão imersos nessas discussões, participando de workshops diários com estes artistas, que estarão no Porto durante a primeira semana de julho de 2022. Entre práticas artísticas, atmosferas criativas e um mergulho histórico e contemporâneo nas epistemologias do sul.

Para além disso, a Summer School tem em aberto uma chamada para workshops (ver detalhes aqui) propostos por artistas que podem abordar estes problemas urgentes. Encorajamos propostas lideradas por mulheres, pessoas negras, povos indígenas e LGBTQIA+.

A Summer School é organizada em parceria com a Kebraku, associação cultural sediada em Portugal que fomenta a diversidade da cultura brasileira.

Data

04 - 08 Jul 2022
Desde

Hora

19:30 - 23:00

Localização

Sala de Exposições da Escola das Artes da Católica 
Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto 
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »