O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

PEÇA DO MÊS | “ORQUESTRA DE MACACOS”, MEISSEN_26.05.2023, 15:30

A Casa-Museu Eng. António de Almeida apresenta, no próximo dia 26 de maio (sexta-feira), pelas 15:30, a quarta sessão do ciclo 6 PEÇAS | 6 MESES | 6 CONVIDADOS.
Até julho de 2023, esta atividade, desenhada em torno da coleção da Casa-Museu, destacará mensalmente um objeto em 30 minutos.
A PEÇA DO MÊS de maio é a ORQUESTRA DE MACACOS, MEISSEN.

SOBRE A ORQUESTRA DE MACACOS, MEISSEN
Esta Orquestra do século XVIII, em porcelana de Meissen, é constituída por macacos músicos elegantemente vestidos, com casacos coloridos e perucas, que carregam os seus instrumentos e imitam o comportamento humano com animadas expressões.
A caricatura, retratada com uma boa pincelada de sátira e humor, centra-se num conjunto de catorze músicos e três estantes com partituras que encontrou o seu importante lugar na Salinha Luís XVI da Casa-Museu Eng. António de Almeida.
Em 30 minutos, o Maestro Francisco Ferreira, Diretor Artístico e Maestro Titular da Banda Sinfónica Portuguesa, assumirá a direção de orquestra e, numa possível reconstituição de cena de época, conduzirá a sessão através da análise dos músicos e da identificação dos seus instrumentos.

A sessão é aberta à comunicação social e ao público em geral, embora sujeita à inscrição prévia através de correio eletrónico ([email protected]) ou telefone (226 067 418).

SOBRE A FUNDAÇÃO ENG. ANTÓNIO DE ALMEIDA
A Fundação Eng. António de Almeida foi criada por disposição testamentária do Eng. António de Almeida (1891-1968), que estipulou os fins (artísticos, educativos e de caridade), a preservação da casa onde viveu com D. Olga Andresen e a organização da Casa-Museu, mantendo-se, tanto quanto possível, a disposição e decoração constituída pelas suas coleções de mobiliário, cerâmica, pintura, têxteis, ourivesaria, gravura, numismática e outras.
Reconhecida em 1969, a Fundação abriu ao público em 1973.
Ao longo destes anos, tem desenvolvido uma intensa atividade cultural – sobretudo nas áreas da literatura, arte, educação e ciência – através da realização de encontros, conferências e debates, exposições e concertos, nas suas instalações e fora delas. Concomitantemente, edita e apoia publicações como livros e revistas.
A Casa-Museu Eng. António de Almeida proporciona visitas orientadas, a pessoas individuais e grupos, mediante marcação prévia e no seguinte horário: terça-feira a sábado: 10:00-12:30 / 14:30-18:00; encerra às segundas-feiras, aos domingos e aos feriados.

Rua Tenente Valadim, 325 • 4100-479 Porto • 226 067 418 • [email protected] • www.feaa.pt

Data

26 Mai 2023
Desde

Hora

15:30 - 16:00

Localização

Fundação Eng. António de Almeida
R. do Ten. Valadim 325, 4100-479 Porto
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »