O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

PEÇA DO MÊS | MESA DE ENCOSTAR, SÉCULO XVIII

A Casa-Museu Eng. António de Almeida apresenta, no próximo dia 30 de junho (sexta-feira), pelas 15:30, a quinta sessão do ciclo 6 PEÇAS | 6 MESES | 6 CONVIDADOS.
Até julho de 2023, esta atividade, desenhada em torno da coleção da Casa-Museu, destacará mensalmente um objeto em 30 minutos.
A PEÇA DO MÊS de junho é a MESA DE ENCOSTAR, SÉCULO XVIII.

SOBRE A MESA DE ENCOSTAR, SÉCULO XVIII
A quinta sessão do ciclo “6 peças | 6 meses | 6 convidados” propõe-nos a análise de uma MESA DE ENCOSTAR, que reflete o gosto elegante do Eng. António de Almeida e de D. Olga Andresen.
Adquirida em junho de 1950, no antiquário parisiense “Grognot et Joinel”, esta peça de mobiliário do século XVIII ocupa um lugar primordial logo à entrada da Casa-Museu Eng. António de Almeida.
Em 30 minutos, a Prof.ª Doutora Carla Sofia Queirós fará o enquadramento histórico de transição do Barroco ao Rococó e abordará as características formais e decorativas da mesa de encostar, nas quais a madeira, o tampo de mármore e a exuberância da talha se aliam, em grande cumplicidade, resultando numa peça de enorme beleza e personalidade. Se, por um lado, é possível reconstruir o processo de aquisição da mesa até à sua condição de objeto da Casa-Museu; por outro, será certamente interessante a reflexão sobre a aproximação formal e estética com outras obras da coleção.

A sessão é aberta ao público em geral, embora sujeita à inscrição prévia através de correio eletrónico ([email protected]) ou telefone (226 067 418).

Data

30 Jun 2023
Desde

Hora

15:30 - 16:00

Localização

Fundação Eng. António de Almeida
R. do Ten. Valadim 325, 4100-479 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »