O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Peça do mês | “Dia de chuva (Champs Elysées)”, de Theodora Andresen

A Casa-Museu Eng. António de Almeida apresenta, no próximo dia 31 de março (sexta-feira), pelas 15:30, a segunda sessão do ciclo 6 PEÇAS | 6 MESES | 6 CONVIDADOS.
Até julho de 2023, esta atividade, desenhada em torno da coleção da Casa-Museu, destacará mensalmente um objeto em 30 minutos.
A PEÇA DO MÊS de março é a pintura “DIA DE CHUVA (CHAMPS ELYSÉES)”, DE THEODORA ANDRESEN.

SOBRE “DIA DE CHUVA (CHAMPS ELYSÉES)”, DE THEODORA ANDRESEN
Theodora Andresen (1900-1989), oriunda de uma família com grande sensibilidade para as artes e letras, iniciou a sua ligação à pintura ainda muito jovem.
A sua primeira exposição realizou-se, em 1919, no Salão de Festas do Jardim Passos Manuel. Mais tarde, rumou a Paris onde frequentou, nos anos 20, a Académie Julian. Foi durante essa estadia que pintou DIA DE CHUVA (CHAMPS ELYSÉES).
De regresso a Portugal, expôs em 1926, no Salão Silva Porto, altura em que esse óleo sobre madeira foi adquirido pelo Eng. António de Almeida.
Em 30 minutos (entre fotografias, recortes de imprensa, reproduções de peças e catálogos), a Dr.ª Joana Andresen Guedes irá refletir sobre a vida e obra de Theodora Andresen e, especialmente, sobre uma das suas pinturas expostas na Casa-Museu Eng. António de Almeida – uma interessante obra pictórica que ilustra um pormenor dos Campos Elísios, concebida num invernoso dia de 1924.

A sessão é aberta ao público em geral, embora sujeita à inscrição prévia através de correio eletrónico ([email protected]) ou telefone (226 067 418).

Data

31 Mar 2023
Desde

Hora

15:30 - 16:00

Localização

Fundação Eng. António de Almeida
R. do Ten. Valadim 325, 4100-479 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »