O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Passeio Solidário - Para uma cidade realmente verde

Passeio Solidário – Para uma cidade realmente verde

Diversos coletivos formais e informais vão empreender, no sábado 4 de setembro, uma caminhada no Porto com vista a uma cidade realmente verde.
O percurso inicia-se a partir de 4 pontos diferentes da cidade e termina frente à Câmara Municipal do Porto (Pç. General Humberto Delgado):
– 15h no Jardim de Arca d’Água, junto ao parque infantil
– 16h na Rua Régulo Magauanha, junto ao INEM
– 15h na Av. França junto à estação de metro Casa da Música (interface)
– 15h no jardim da Rotunda da Boavista, lado do Bom Sucesso
Esta iniciativa é de participação livre e gratuita. A quem interessar participar, pede-se o favor de o assinalar no formulário para o efeito: https://forms.gle/wyxY4APAyLM6Phvc9
Esse Passeio Solidário é uma atividade cívica pacífica, independente e apartidária, que tem por objetivo alertar a população e as autoridades para as más opções urbanísticas que foram e têm vindo a ser feitas.
​A caminhada une quatro locais onde esse direito até agora não foi respeitado. Em cada um deles esteve e está empenhado um coletivo, ou uma coligação, sendo que os vários grupos envolvidos se solidarizam entre si e convidam à solidariedade de outros habitantes.
São eles:
1 – Grupo de moradores das ruas Bonjardim-João das Regras-Gonçalo Cristóvão-Dr. Alfredo de Magalhães e proximidades, autores de uma petição para a reapreciação do projeto de loteamento na Rua Régulo Magauanha:
https://peticaopublica.com/?pi=PT109056
[email protected]
2 – Petição para que seja revista a urbanização projetada para a Charca de Salgueiros – Carvalhido, zona da Arca d’Água, lançada por um grupo de moradores:
https://peticaopublica.com/?pi=charca-de-salgueiros
https://salgueirosverde.casa/
[email protected]
3 – Movimento de cidadãs e cidadãos pela criação de um Jardim público na Boavista e pela preservação da antiga estação ferroviária, em vez de mais um centro comercial:
https://peticaopublica.com/?pi=PT94547
https://jardimferroviarioboavista.weebly.com/
[email protected]
4 – Movimento peticionário a favor do Jardim de Sophia e jardins da linha rosa do metropolitano, no Porto, e de 503 sobreiros em Vila Nova de Gaia, subscrito até agora por 2335 cidadãos e animado por quatro associações coligadas, teve como objetivo exigir o cumprimento da Declaração de Impacte Ambiental. As associações dinamizadoras são: ACER- Associação Cultural e de Estudos Regionais; Campo Aberto – associação de defesa do ambiente; Clube Unesco da Cidade do Porto; Núcleo de Defesa do Meio Ambiente de Lordelo do Ouro-Grupo Ecológico: NDMALO-GE.
https://www.instagram.com/ojardimdesophia/
https://www.campoaberto.pt/
https://acer2017.blogspot.com/
https://sites.google.com/…/clubeunescocida…/clube-unesco
Esta iniciativa conjunta é ainda apoiada pela MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta. A MUBi Porto, com o apoio dos grupos organizadores do Passeio Solidário, promove uma iniciativa específica no sábado 18 de setembro, de manhã, a partir das 10:00, que junta à defesa dos espaços verdes a da mobilidade sustentável.
https://cidadesvivas.mubi.pt
Organizadores da iniciativa:
Grupo de Moradores – Régulo Magauanha
[email protected]
Grupo de peticionários – Charca de Salgueiros
[email protected]
Movimento para um Jardim Ferroviário na Boavista
[email protected]
Movimento peticionário pelos jardins de Sophia, Carregal e Rotunda
[email protected]
MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta
[email protected]
Campo Aberto
[email protected]

Data

04 Set 2021
Desde

Hora

15:00 - 18:00

Localização

Vários Locais
Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »