O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

OUVIRAM DO ABAPORU

OUVIRAM DO ABAPORU – Salão ÁTICO

Palco apagado. No cenário, uma tela, um banquinho e um violão. O som de um dial na busca por estações de rádio surge em fade in à medida em que colagens autorais nascem como projeções visuais. A locução com som de rádio antigo narra propagandas de produtos fictícios e lê notícias antigas. O canto inicia-se fora do palco quando o volume do rádio vai baixando e as imagens se vão apagando lentamente.
Com o palco novamente sem luz, o cantor entra em cena. Este é o ambiente inicial de Ouviram do Abaporu, um espetáculo documental estrelado pelo cantor e compositor Léo Bianchini com direção e roteiro da cantora e pesquisadora Naira Marcatto.
Sob a batuta da história da música, é através do entendimento de uma música brasileira una que Léo Bianchini interpreta recortes do nosso cancioneiro popular urbano para traçar o desenvolvimento da arte brasileira a partir de suas independências: a proclamação oficial por Dom Pedro de Alcantara, que completa 200 anos em setembro e a proclamação da estética artística acontecida há exatamente um século quando da realização da Semana de Arte Moderna de 1922.
O espetáculo documental Ouviram do Abaporu realiza-se em conjunto com o texto narrado em progressão histórica e são as projeções em vídeo cenário que escancaram a proposta: ao público, a experiência de uma viagem através do tempo e da história da nossa gente contada pelo nosso maior bem cultural: a música.

OUVIRAM DO ABAPORU – Salão ÁTICO

Data

29 Out 2022
Desde

Hora

19:00

Localização

Coliseu do Porto - Salão Ático
Rua de Passos Manuel, Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »