O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

outros portos outros olhares maus hábitos

Outros Portos – Outros Olhares

Outros Portos – Outros Olhares no Maus Hábitos

Curadoria de : Clara Brito & Gu Zhenqing
Inauguração : 09.07 – 15h às 23h
Patente até: 30.08
Margarida Gouveia, Mina Ao, Peng Yun, Xing Danwen, O Zhang

Outros Portos – Outros Olhares é uma exposição dedicada ao tema do feminino, e que resulta da seleção de obras fotográficas de cinco artistas, mulheres, que trabalham o tema da consciência feminina nos seus trabalhos.

A presente mostra encena uma narrativa visual que se organiza em dois eixos significativos no atual quadro do debate sobre o lugar da mulher como sujeito político e, num âmbito mais geral, na gramática dos feminismos contemporâneos.

O primeiro eixo desenvolve-se no questionamento dos essencialismos fixistas em volta do sujeito mulher e das visões, política e culturalmente, hegemónicas nas sociedades onde estas artistas se enquadram. Trata-se de territórios de violência, simbólica ou material, dos quais emergem os trabalho das artistas Danwen Xing, Margarida Gouveia e Mina Ao – ao invés de se renderem ao medo e ao constrangimento reativo, ensaiam aqui um olhar sincero sobre o modo como estas artistas sentem e refletem estas situações. Já Peng Yun explora a curiosidade feminina face ao género e ao corpo feminino num exercício de prazer e descoberta.

Num segundo eixo desta exposição, subsidiário em certa medida do anterior, propõe-se uma reflexão sobre o poder da cultura e das lideranças femininas em contextos políticos de fraca densidade de direitos e em que o sujeito feminino assume particular centralidade nas micropolíticas e nas dinâmicas de recorrente negociação cultural.

Aqui se situa o trabalho de Zhang O – que reflete o questionamento da emergência de poder de uma cultura quando liderada pela integração feminina. As obras expostas documentam o reflexo do alargamento, desde 1991, da lei de adopção chinesa que levou famílias americanas a adoptarem mais de 55.000 crianças chinesas, na sua maioria raparigas. Procura-se assim reflectir sobre as relações de troca cultural entre estas jovens raparigas, futuras mulheres, as suas famílias ocidentais e o seu país de acolhimento.

Outros Portos – Outros Olhares narra um percurso de sinceridade e questionamento liberto dos constrangimentos e das amarras do medo, evitando uma linguagem reativa e optando por um olhar positivo e de aceitação sobre como essas artistas sentem e veem o género feminino.

Página do Evento no Facebook

[smartslider3 alias=”fundo-do-mec-agendas-“]

Data

09 Jul 2020 - 30 Ago 2020
Desde
Categorias
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »