Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Oscilador Gráfico #3.1 - Luís Salgado + Jorge Queijo + Luísa Quintela

Oscilador Gráfico #3.1 – Luís Salgado + Jorge Queijo + Luísa Quintela

Luís Salgado + Jorge Queijo + Luísa Quintela
11.01 (TER) | 20:00 | Oscilador Gráfico
Direção Artística Saco Azul Associação Cultural & Maus Hábitos
Parceria institucional: República Portuguesa e Ministério da Cultura
Sinopse:
Oscilador Gráfico consiste na realização de doze espetáculos de improvisação musical sobre partitura gráfica, concretizados em duas cidades, Porto e Vila Real, executados por seis grupos de dois artistas sonoros e um artista gráfico e na criação de um site para registo sonoro e visual das obras criadas.
Este projeto é financiado pelo programa Garantir Cultura, com a organização e direção artística da Saco Azul & do Maus Hábitos.
Apresentação:
O projeto Oscilador Gráfico parte da iniciativa de cruzar dois tipos distintos de artes, a música em modo de improvisação sonora e o design gráfico.
Para isso, numa primeira fase é lançado o desafio a seis artistas gráficos de criarem uma partitura gráfica, para interpretação de dois músicos, em que estejam representados visualmente conceitos e gestos musicais, como textura, altura, intensidade, tempo e densidade, que serão apresentados num formato visual à sua escolha. Estas peças têm de representar três andamentos com a duração total de quinze minutos cada, totalizando quarenta e cinco minutos por peça. Todas as obras terão de ter legendagem para a correcta leitura da mesma.
Posteriormente a esta criação são convidados doze músicos com conhecimentos e currículo na área da música experimental/improvisada bem como conhecimento de leitura e interpretação de partituras gráficas e agrupados aos pares.
Cada um desses pares terá então de fazer dois espetáculos de improvisação musical com leitura de uma das partituras gráficas previamente escolhida, em dois espaços físicos, o Maus Hábitos no Porto e o Café Concerto do Teatro de Vila Real.
Estes espectáculos serão registados visualmente e com gravação áudio.
Como parte do projecto será criado um site onde poderão ser apreciadas as obras musicais compostas nestes espectáculos e as respectivas partituras, bem como todo o material visual que foi registado, para além da informação pertinente sobre todos os artistas envolvidos no projecto.
Músicos:
Luís Salgado é licenciado em Música Electrónica e Produção Musical pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e Mestre em Design de Som e Geração Automática de Música pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Como sound designer efectuou trabalhos para várias marcas e entidades como Samsung, MTV, NOS, Casa da Música, Museu Beraldo, Museu de Serralves entre outros.
Como músico tem participado em diversos projectos sendo os mais relevantes o projecto de música electrónica “U-Clic” e o projecto de criação livre “Stereoboy”.
Jorge Queijo reside no Porto, músico multi- instrumentista, compositor, artista sonoro, produtor e formador/educador, é licenciado em Jazz pela Escola de Música e Artes do Espectáculo do Porto e concluiu o mestrado em Music Leadership pela Guildhall School of Music and Drama de Londres.
Desenvolve a sua actividade musical entre o minimalismo repetitivo, drones complexos, improvisação, free jazz e o rock. Colaborou com vários artistas na área da improvisação e da música experimental, entre os quais, Chris Corsano, Nate Wooley, John Zorn, Rodrigo Amado, Yoshio Machida, Call Lyal, Burkhard Beins, Fritz Hauser, Hugo Antunes, B. Fleischmann, Liz Allbee, Duncan Speakman, Sara Anderson e Hofesh Shechter.
Designer:
Luísa Quintela é uma Designer de Comunicação obcecada por palavras viúvas e alinhamentos, fascinada por física quântica e intrigada pelo legado de Abel e Caim.
Licenciada em Design de Comunicação pela ESAD Matosinhos, estudou anteriormente Artes Plásticas – Escultura durante dois anos na FBAUP, Porto.
Durante quase uma década trabalhou no estúdio Foge Major! como designer para a Cultura FNAC. Ao mesmo tempo, iniciou uma colaboração com o projeto ØSAW · Ocean Soundscape Awareness, uma equipa de artistas/investigadores que expõe o problema da poluição sonora no oceano por meio de práticas artísticas e copywriting e adaptação de SEO (Search Engine Optimization) para fashion brands. Atualmente, faz parte da agência Polaris Sports como senior designer, criativa e copywriter.
Reservas/ Bookings: (+351) 937 202 918
Entrada – € 10 por pessoa (inclui 1 menu:: 1 pãozote ou 1 pizza primavera ou 2 piadinas + 1 copo de vinho ou 1 fino (Troféu). Todos os produtos têm opção omnívora e vegetariana).
Mediante a disponibilidade, poderão ser vendidos bilhetes à porta do evento.
ATENÇÃO
Para acesso aos jantares com eventos culturais no restaurante Vícios de Mesa/ Maus Hábitos (segunda a quarta-feira), é obrigatória a apresentação do Certificado Digital Covid.
O uso de máscara é obrigatório em todos os espaços fechados.

Oscilador Gráfico #3.1 – Luís Salgado + Jorge Queijo + Luísa Quintela

Data

11 Jan 2022
Expired!

Hora

20:00
Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural

Localização

Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural
R. de Passos Manuel 178 4º Piso, 4000-382 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-maus-habitos-porto/

Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.