O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Oscilador Gráfico #1.2 – Miguel Carvalhais & Henrique Fernandes + Serafim Mendes

30.11 | 20h30 | Sala de espetáculos

O projeto Oscilador Gráfico parte da iniciativa de cruzar dois tipos distintos de artes, a música em modo de improvisação sonora e o design gráfico.

Para isso, numa primeira fase é lançado o desafio a seis artistas gráficos de criarem uma partitura gráfica, para interpretação de dois músicos, em que estejam representados visualmente conceitos e gestos musicais, como textura, altura, intensidade, tempo e densidade, que serão apresentados num formato visual à sua escolha. Estas peças têm de representar três andamentos com a duração total de quinze minutos cada, totalizando quarenta e cinco minutos por peça. Todas as obras terão de ter legendagem para a correcta leitura da mesma.

Posteriormente a esta criação são convidados dez músicos com conhecimentos e currículo na área da música experimental/improvisada bem como conhecimento de leitura e interpretação de partituras gráficas e agrupados aos pares.

Cada um desses pares terá então de fazer dois espetáculos de improvisação musical com leitura de uma das partituras gráficas previamente escolhida, em dois espaços físicos, o Maus Hábitos no Porto e o Café Concerto do Teatro de Vila Real.

Estes espectáculos serão registados visualmente e com gravação áudio.

Como parte do projecto será criado um site onde poderão ser apreciadas as obras musicais compostas nestes espectáculos e as respectivas partituras, bem como todo o material visual que foi registado, para além da informação pertinente sobre todos os artistas envolvidos no projecto.

Músicos 

Miguel Carvalhais

Miguel Carvalhais é designer, músico e professor auxiliar com agregação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde estuda o design, a estética e as práticas criativas computacionais. O seu trabalho artístico desenvolve-se entre música computacional, arte sonora, performance, e instalações sonoras. Dirige a editora Crónica (dedicada à música experimental e arte sonora) e a conferência xCoAx (sobre computação, comunicação, estética e x). É o autor de “Artificial Aesthetics: Creative Practices in Computational Art and Design” (2016, U.Porto Press). http://carvalhais.org

Henrique Fernandes

Formado em contrabaixo pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, desenvolve  uma actividade paralela à sua formação clássica nas áreas da improvisação e da música experimental. Foi um mais dinâmicos impulsionadores do desenvolvimento da cena portuense a partir da transição do milénio, colaborando e tocando com inúmeros improvisadores e formações como Mécanosphère, Stealing Orchestra, Três Tristes Tigres, Estilhaços, John Zorn´s Cobra, Damo Suzuki ou Fritz Hauser. Nos últimos anos, concentra o seu trabalho na construção de novos instrumentos e na criação de obras sonoras que desenvolve colectivamente com a Sonoscopia, associação da qual é membro fundador e com a qual se apresentou em vários países europeus, da América do sul e nos Emirados Árabes Unidos. Como criador, foca-se no detalhe sónico dos objetos e dos materiais, desenvolvendo obras onde o som é reforçado por uma forte componente visual. Nesta área, destacam-se as peças para todas as infâncias INsono e Futurina, a exploração luminosa e electromagnética Draper Point ou a imersão subaquática Sublumia.

Designer

Serafim Mendes

Serafim Mendes é designer gráfico e ilustrador freelance, natural de Guimarães e sediado no Porto. A sua prática foca-se na aplicação de técnicas digitais como ilustração/animação 3D em conjunto com o design, sobretudo em design de identidades e design de cartazes. Desde o seu mestrado tem vindo a incorporar Realidade Aumentada nos seus projetos, permitindo que o conteúdo 3D se torne interativo. Trabalha maioritariamente com clientes internacionais, tanto nível individual como em colaboração com empresas como Pentagram, &Walsh, entre outros.

Entrada – € 10 por pessoa (inclui 1 menu:: 1 pãozote ou 1 pizza primavera ou 2 piadinas + 1 copo de vinho ou 1 fino (Troféu). Todos os produtos têm opção omnívora e vegetariana).

Não existem pré-reservas. Bilhetes vendidos à porta do evento. Disponibilidade por ordem de chegada.

Oscilador Gráfico #1.2 – Miguel Carvalhais & Henrique Fernandes + Serafim Mendes

Data

30 Nov 2021
Desde

Hora

20:30 - 20:30
Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural

Localização

Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural
R. de Passos Manuel 178 4º Piso, 4000-382 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-maus-habitos-porto/
Categorias
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »