O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

OFICINA para os mais novos — Res~erva a erva em cons~erva #2 (1)

OFICINA para os mais novos — Res~erva a erva em cons~erva #2

Por A Recoletora, com a herbalista Fernanda Botelho

O que é um “reservatório”? Segundo o dicionário, é um espaço ou recipiente onde reservamos, acumulamos, guardamos ou preservamos algo.

Nesta oficina ao ar livre, vamos aprender o nome das ervas e frutos silvestres da época, e diferentes formas de conservá-los, aproveitando a abundância que o verão nos traz. Partindo da visita ao interior do antigo Reservatório de água da cidade, hoje um museu e um depósito dos vestígios do passado, vamos descobrir algumas estratégias usadas pelos arqueólogos para preservar objetos e replicá-las com as plantas do Parque Urbano da Pasteleira.

Do passeio exploratório, com a lupa na mão, à recoleção; das impressões botânicas ao herbário coletivo; das tintas comestíveis para pintar às conservas agridoces para mais tarde provar… são vários os exercícios que vamos juntos fazer.

Somos os guardiões das ervas e o nosso lema é: res~erva a erva em cons~erva!

A Recoletora é a prática comum do artista Alexandre Delmar e da designer Maria Ruivo, dedicada ao estudo dos lugares de reciprocidade e interação entre as comunidades humanas e as vegetais. Num trabalho de contínua de pesquisa, inventariação e mapeamento das plantas espontâneas comestíveis ao resgate de conhecimentos ancestrais e contemporâneos, propõe-se uma redescoberta da cidade através da recoleção e da deambulação pelos territórios do baldio urbano e da paisagem construída. Juntamos botânicos, herbalistas, chefs, artistas, arquitetos e designers num projeto colaborativo e itinerante, que tem como objetivo trabalhar as temáticas relacionadas com a autonomia alimentar, a recoleção, o herbalismo, os saberes-fazer tradicionais, a paisagem, a memória, a etnobotânica ou a literacia ecológica, promovendo ações participativas como cartografias, caminhadas guiadas, workshops, refeições partilhadas, performances, conversas, exposições e publicações.

DESTINATÁRIOS

Oficina dedicada aos mais novos. A partir dos 3 anos.

INSCRIÇÕES

A participação na atividade é gratuita e requer inscrição prévia através do formulário. Limite de 20 participantes. + info [email protected]. ou (+351) 226 057000.

Nota: Esta será uma oficina ao ar livre e de experimentação, pelo que aconselha-se o uso de roupa velha, calçado confortável, chapéu e protetor solar. A inscrição inclui várias ofertas que os pequenos participantes poderão levar para casa.

ENDEREÇO

Parque da Pasteleira (Entrada Poente)
Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n
4150-362 Porto
GPS: 41.151579, -8.662588
Localização

AUTOCARRO

200, 204, 207, 504

ESTACIONAMENTO

Gratuito

JARDINS

PARQUE URBANO DA PASTELEIRA

Fonte: https://museudoporto.pt/recurso/oficina-para-os-mais-novos-reserva-a-erva-em-conserva-2/

OFICINA para os mais novos — Res~erva a erva em cons~erva #2

Data

12 Ago 2023
Desde

Hora

15:00

Localização

Reservatório (Pasteleira)
Rua Gomes Eanes de Azurara, Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »