O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Oficina de Atenção Plena para Cena

Oficina de Atenção Plena para Cena

Sobre a oficina

Esta oficina procura oferecer uma introdução às práticas meditativas como contributo para o trabalho de interpretação em artes performativas. Cruza exercícios de respiração, mindfulness e concentração com exercícios de raiz teatral e de cena. Tem como principais objectivos explorar ferramentas de consciência corporal, gestão da ansiedade e medo do palco; desenvolver a capacidade de gerir a tensão e o silêncio em cena; apresentar o mindfulness e as práticas meditativas como contributos para a criação de uma base equilibrada e estável a partir da qual desenvolver o trabalho técnico e criativo. Esta é a terceira edição da oficina que surgiu do trabalho final do Curso Prático de Mindfulness e Práticas Meditativas realizado em 2022 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UP. É também informada pelo curso de meditação Vipassana, na tradição de S.N. Goenka, realizado em Março de 2023 no Dhamma Sacca, em Ávila, Espanha.

Esta oficina destina-se a: · intérpretes de artes performativas (teatro, dança, performance, cruzamentos disciplinares), profissionais ou não; · pessoas interessadas nas áreas de criação e interpretação, com ou sem experiência prévia; · pessoas interessadas em explorar potenciais práticas meditativas pessoais, com ou sem experiência prévia. a-tencao.net/appc Uma oficina A·TENÇÃO Com o apoio da Câmara Municipal de Paredes

+INFO e INSCRIÇÕES através do email [email protected] (condições especiais para grupos) Edição com valor especial de 10€ por pessoa (em vez dos habituais 25€)

 

Prazo para inscrição: até 24 de janeiro

Sobre o formador

O meu nome é Orlando e vivo no Porto desde 1989. Formei-me em arquitectura mas é no campo artístico que tenho centrado a minha prática. Tem vindo a crescer em mim a necessidade de que o meu trabalho, mais do que ser um fim em si mesmo, possa servir algum propósito crítico, reflexivo e propositivo. A ideia de activismo do quotidiano é-me muito querida. Acredito que é preciso mudar a sociedade e a forma como nos relacionamos connosco própries, com es outres e com o mundo. Acredito que essas mudanças podem começar na micro-escala, no nosso dia-a-dia. E acredito que o momento de tomar posição é sempre agora. Procuro traduzir isto na forma como existo, em todas as coisas. Essa vontade está presente no meu trabalho artístico e também no trabalho espiritual que começo a desenvolver. Em 2021 comecei a estudar formalmente feng shui e a explorar diferentes formas de meditação. Estas práticas têm-se revelado úteis na gestão emocional das complexidades da vida, o que me dá vontade de as partilhar.

O projecto A·TENÇÃO surge daí: sem a pretensão de poder dar respostas, o que proponho é a partilha de ferramentas para um trabalho continuado no dia-a-dia, para lá de qualquer consulta. orlandogilbertocastro.weebly.com (portfolio artístico)

Data

27 Jan 2024
Desde

Hora

10:00 - 18:00

Localização

Biblioteca Municipal de Paredes
Praça José Guilherme 4580 Paredes
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »