O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

O TRIÂNGULO COR-DE-ROSA ANDRÉ MURRAÇAS

O TRIÂNGULO COR-DE-ROSA | ANDRÉ MURRAÇAS

Cultura em Expansão 2021
Auditório Grupo Musical de Miragaia
Rua da Arménia 10/18
ENTRADA GRATUITA
Evento com lotação limitada. É obrigatório o levantamento de bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) no local e dia, a partir das 18h30.

O TRIÂNGULO COR-DE-ROSA
André Murraças
Teatro, 85 min., M/12
Berlim, anos 20. A cidade alemã era um símbolo de modernidade. Os cabarets e a vida cultural demonstravam uma enorme liberdade. Tudo era permitido. Um grupo de mentes brilhantes, vanguardistas, contra as normas e sexualmente provocador, vivia os melhores tempos das suas vidas. Mas depois vieram os nazis e isso mudou. Grande parte deles foram enviados para campos de concentração. E então pergunta-se: que histórias guardam os campos de concentração nazis sobre esses homens depois marcados e identificados por um triângulo cor-de-rosa no peito?
Os até então conhecidos pela sua modernidade e mentes inovadoras passaram a ser vistos como inadaptados pela nova sociedade. Duplamente discriminados por serem judeus e homossexuais, esses homens eram músicos, atores, bailarinos e até bancários. A maioria acabou por não ter futuro.
Os seus objetos pessoais vão contar a vida que lhes foi tirada. Uma fotografia de uma profissão passada, uma carta de amor comprometedora, um diário escondido dentro de uma caixa. Através desses objetos, André Murraças conta as histórias destes homens cujas vidas ficaram marcadas pela passagem pelos campos de concentração nazi. Quem eram, como sobreviveram os tempos enclausurados e como voltaram à vida os que conseguiram escapar ou que foram depois libertados.
Num ano em que se celebram os 75 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz, os temas levantados ainda são pertinentes. Há sempre alguém que quer forçar a sua superioridade aos outros. E é nessas alturas que os seres humanos fazem as coisas mais incríveis para sobreviver.
Encenação, texto, cenografia, vídeo, desenho de luz e interpretação: André Murraças
Montagem vídeo: Três Vinténs
Produção: Um Marido Ideal
Agradecimentos: Filipe Bonito e Cândida Murraças
Coprodução: Projeto Embrião/FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas/A Tarumba

O TRIÂNGULO COR-DE-ROSA | ANDRÉ MURRAÇAS

Data

19 Nov 2021
Desde

Hora

19:30

Localização

Auditório Grupo Musical de Miragaia
R. da Arménia, 4050-431 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »