O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

O Espelho - Macaréu - Associação Cultural (1)

O Espelho – Macaréu – Associação Cultural

DOMINGO | 15 Out – 21:30

Teatro: O espelho, baseado na obra homónima de Machado de Assis, adaptado por Paulo Antunes. Com Paulo Antunes e direção de Jitman Vibranovski.

https://facebook.com/events/s/teatro-o-espelho/1431931680705526/

Monólogo, inédito, com 55 minutos de duração, baseado na refinada literatura brasileira de Machado de Assis, O Bruxo do Cosme Velho. Originalmente, O Espelho – Esboço de uma Nova Teoria da Alma Humana é de enorme riqueza histórica e conceitual. Foi publicado em 1882, atravessou o tempo e manteve-se atual e vigoroso. E agora, montado e produzido pela cia. O Teatro Institucional, com 23 anos de estrada. É chegada a hora de mostrar O Espelho. A concepção geral do espetáculo segue o modelo de enunciar e valorizar a arte e a cultura brasileira. Teatralizar Machado de Assis, expoente da nossa literatura, é ao mesmo tempo impulsionar o teatro e preservar a literatura. Possibilitar à plateia a identificação de conceitos e preconceitos que se estabeleceram na base social e que até hoje tentamos ressignificar. Revelar o processo de individuação do homem a despeito de status ou posição social, o olhar metafísico do ser enquanto ser. Tocar em todos esses preceitos sem precisar mencioná-los, só pode ser obra de um gênio das palavras escritas. Machado de Assis era preto, filho de mãe branca, o que contrariava a estética social da época. Exerceu ofícios desde Vendedor de bala e aprendiz de Tipógrafo ao de 1º Presidente da Academia Brasileira de Letras. Todas essas atribuições não estão no texto de O Espelho, mas o seu conhecimento sobre a alma humana está. Machado de Assis não se atem a valores que resultam em moral da estória. E isso coaduna com a forma de trabalho do O Teatro Institucional. Apresentamos espetáculos que levam o público a reflexões através da dramaturgia. Apostamos mais na simbologia de alegorias cênicas, figurinos bem-pensados, trilha sonora e iluminação (caso o local disponha) do que em grandes cenários.

O que torna os nossos espetáculos transportáveis e de fácil ocupação e retirada dos teatros.

E ao final de cada apresentação entregamos à plateia um debate-papo, 20 a 30 minutos – há 23 anos, levamos esta proposta, nosso 2º ato – que amplificam as questões surgidas no calor do pós-espetáculo. Jitman Vibranovski Ator, formado pelo Conservatório Nacional de Teatro (1973). Atuou como diretor na peça “A Ética é uma Comédia” (Espaço SESC Copacabana – 2006).

Diretor artístico de O Teatro Institucional (2000 até hoje) e de Os Militantes em Cena (2017 até hoje). Atuou em mais de 40 peças, entre as quais: Bodas de Sangue, Tristão e Isolda, Édipo Rei, Rei Lear, Volpone, A Balada de Zerline, Silêncio, O Violinista no Telhado, etc. De 1978 a 2000 foi “Cristo” no espetáculo “A Paixão de Cristo” encenado nos Arcos da Lapa. Trabalhou na Companhia dos Atores, Mergulho no Trágico e Atores Bailarinos. Foi dirigido por Amir Haddad, Aderbal Freire-Filho, Celso Nunes, Rubens Correa, Regina Miranda, entre outros. Participou de diversas novelas e seriados na Globo, Record, Manchete, SBT e Band. Prêmio Melhor Ator da FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra – 2017, pela atuação na peça “Silêncio”. Diretor do monólogo O Espelho, 2023. Paulo Antunes Ator e Autor de teatro – DRT 34562. Diretor artístico de O Teatro Institucional desde 2000. Atuou em mais de 15 peças, com diretores como Amir Haddad (Bodas de Sangue 2010); Jitman Vibranovski (Um Deus Chamado Dinheiro e As Nuvens 2005); Caique Botkay (Droga!… Que Pesadelo! 2013); Mauro Marques (Bill W and Dr Bob – online).

Novelas da Globo e Record, como Babilônia, Bicho do Mato, dentre outras; programas como A Grande Família. Premiado no curta Natasha- 2001 – Festival de Cinema de Brasília. Autor e ator das peças Droga!…Que Pesadelo!, Positivos, Saideira (temporada por todo Circuito SESC-RJ, 2002, 2003 e 2005, respectivamente; em cartaz no YouTube, link INSTA @oteatroinstitucional); De Repente e Tô Cinza (exibidas nos teatros SESC, SESI, Laura Alvim e outros do RJ e cidades por todo Brasil).

Atua no coletivo Militantes em Cena (desde 2019), nas peças “K” e A Classe Média no Espelho – Teatro ASA, RJ. Atua na peça Bill e Bob – Passos para Liberdade, de Samuel Shem e Janet Surrey, no papel de Bill – em cartaz pelo canal do YouTube: Bill e Bob no teatro). Atualmente, ator no monólogo O Espelho – do texto homônimo de Machado de Assis – direção Jitman Vibranovski. ℹ️

Bilhete – 5macaréus https://macareu.org/

🥑 O bar/ petiscaria abre às 20:00 para o jantar – só por marcação 📞 933135993

O Espelho – Macaréu – Associação Cultural

Data

15 Out 2023
Desde

Hora

21:30

Localização

Macaréu - Associação Cultural
R. João das Regras 151, 4000-233 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »