O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

O CAMINHO ENQUANTO GEOCONCEITO

O CAMINHO ENQUANTO GEOCONCEITO

Exposição do artista Rui Effe. Este conjunto de exercícios propõem uma representação visual dos caminhos, lugares e das paisagens através de uma abordagem geométrica e sintética. Tanto no plano quanto na forma, estes exercícios apontam trajetos que transformam a paisagem numa síntese gráfica, geométrica e linear. Por isso a linha, muitas vezes utilizada como limites das peças, especifica uma estrutura consciente e geométrica da paisagem, reduzindo-a ao seu mínimo essencial.

Neste conjunto de trabalhos, a natureza, a paisagem e os lugares são apropriados pelo traçado gráfico buscando conciliar a geografia e a geometria, a tridimensionalidade e a bidimensionalidade, a sobreposição e a justaposição. A terra, a pegada e o seu dinamismo orgânico enquanto forma serão desta forma as referências mais narrativas ao geoconceito do percurso. “Onde vou, onde paro, onde durmo e habito e a presença acontece num desenho que se apropria das paisagens”. A abordagem plástica adoptada – exibida pelo seu mínimo gráfico – pretende evocar estados íntimos e pessoais em relação ao conceito de caminho, sitio e lugar.

O CAMINHO ENQUANTO GEOCONCEITO expressa-se em jeito de uma plataforma onde as metáforas visuais e geométricas vão incorporando possíveis determinações das partes integrantes da paisagem. Rui Effe

Casa das Artes / Porto 2024 Ver menos

Data

17 Fev 2024 - 24 Mar 2024
A decorrer

Hora

15:00

Localização

Casa das Artes - Porto
R. Ruben a 210 081, 4150-639 Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »