
Noite de Candela – noite de poesia escrita por mulheres
Noites de Candela | Poesia Escrita por Mulheres na Casa da Horta
No próximo dia 27 de junho de 2025, das 19h30 às 22h, decorre a última noite da segunda temporada do projeto Noites de Candela — um evento mensal dedicado à poesia escrita por mulheres, cis ou trans, que tem lugar na Casa da Horta, espaço inclusivo e acolhedor no Porto.
Este encontro celebra a diversidade e a força da voz feminina na poesia, criando um ambiente aberto onde todos podem ler e ouvir poemas, sem restrições de tema ou idioma, com uma única regra: os poemas têm de ser escritos por mulheres.
A sessão dará especial destaque a temas urgentes e profundos, como a voz das mulheres em zonas de guerra, o genocídio na Palestina, a dor da perda e a luta pela justiça social.
A entrada é gratuita e a reserva, apesar de não obrigatória, é recomendada para melhor organização do espaço.
📅 Data: 27 de junho de 2025
🕢 Hora: 19h30 às 22h
📍 Local: Casa da Horta, Rua de São Francisco, 12, Porto
🎟️ Entrada: Gratuita
🔞 Idade: A partir dos 14 anos
Reservas: @casa.da.horta
Mais informações: noitesdecandela@gmail.com
Instagram: @noitesdecandela
“A minha moral ainda me impede
senão dizia-vos: o mundo tem estado feio.
As pessoas alarvam como podem.
Ouço crianças que estranham estes tempos
e perguntam: afinal, como é que isto é?
Qual o sentido disto tudo?
Sento-me com elas
nas escadas que alguém partiu.
Temos degrau e meio
e ainda assim andamos às voltas,
enrolamos os pés pelas mãos
e os avós aparecem ao longe.
Não corremos, ficamos a sentir a saudade,
essa fruta madura que se desfaz nas mãos
se não a engolirmos rapidamente.”
— Trecho de A Quatro Mãos, de Marta Chaves