
“MUTED COASTLINE” é a exposição de Maio do ART SPOT do Alameda Shop&Spot
O Alameda Shop&Spot, centro comercial gerido e comercializado pela CBRE, vai apresentar este mês uma nova exposição de pintura no ART SPOT, denominada “Muted Coastline”, da autoria da artista Rita Paupério, com inauguração agendada para o próximo dia 07 de maio.
Natural de Espinho, a artista inspira-se pela sua proximidade geográfica à costa litoral para compor as pinturas que apresenta nesta exposição, profundamente influenciadas pelo ambiente natural da região. A luz da aurora e do entardecer, a presença visual permanente do mar e a quietude de um espaço quase despido de intervenção humana conduzem à escolha de uma paleta cromática ténue e delicada. Em “Muted Coastline”, Rita reflete sobre o seu lugar no mundo, as fronteiras da consciência individual e como a experiência humana navega na tensão entre permanência e impermanência.
“’Muted Coastline’ é uma exposição que nos faz refletir sobre os nossos limites e até onde deixamos que eles nos levem. No fundo, retrata o caminho que a artista tem vindo a percorrer de uma forma introspetiva e autorreferencial, que nos inspira e faz apreciar ainda mais a arte em Portugal. Por esse motivo, é tão importante para nós dar a conhecer novos talentos num projeto que pretende, acima de tudo, valorizar a comunidade artística portuguesa”, afirma Pedro Assunção, Diretor do Alameda Shop&Spot.
A inauguração da exposição está agendada para o dia 07 de maio às 18h30 no ART SPOT, localizado no piso 2 do Alameda Shop&Spot, junto à Zara.
Além da experiência artística imersiva, esta exposição tem também um propósito solidário, onde a artista associa-se à A Associação Patinhas sem Lar, é uma organização sem fins lucrativos sediada em Espinho, dedicada à proteção e bem-estar de animais abandonados. Fundada há cerca de 10 anos por Ana Paula Castro, médica e professora no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) no Porto, a associação surgiu com o objetivo inicial de cuidar de 70 cães abandonados num terreno isolado em Paramos, Espinho. Desde então, já acolheu e encaminhou para adoção responsável mais de 2000 cães e gatos.
Além disso, promove campanhas de sensibilização e procura constantemente apoio para cobrir despesas veterinárias e melhorar as condições de alojamento dos animais, como a aquisição de casotas térmicas para os cães mais idosos.
A artista contribui assim para dar visibilidade à causa animal e apoiar os esforços contínuos da organização em proporcionar melhores condições de vida aos animais abandonados.