O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

MUSICAL-MENTE - Mosteiro São Bento da Vitória

MUSICAL-MENTE – Mosteiro São Bento da Vitória

Inspirados pela(s) ideia(s) de liberdade, no limiar do cinquentenário do 25 de Abril, os concertos de MUSICAL-MENTE evocam o génio criativo de dois compositores na esfera dos regimes políticos do seu tempo. Os prelúdios propõem um espaço de reflexão sobre os nexos entre a arte e a política. Em fevereiro, o foco incide sobre a liberdade reprimida de Dmitri Schostakovich sob o domínio soviético, com o qual manteve um relacionamento complexo. Tanto escreveu obras em protesto implícito (a partir da década de 1930, quando sofreu os primeiros ataques no jornal Pravda, altura em que compôs a Sonata do programa deste concerto), como música que o regime premiou oficialmente (o Quinteto com piano, pelo qual recebeu o Prémio Estaline). Em março, o realce vai para a liberdade exilada como fuga ao nazismo do austríaco Erich Wolfgang Korngold. Nos EUA desde os anos 30, tornou-se um bem-sucedido compositor de música para cinema, tendo conquistado dois Óscares. Apaixonado por Shakespeare, compôs ciclos de canções e música para versões cinematográficas das obras do Bardo, de que o alinhamento do concerto dá conta. A sua Marietta’s Lied, uma das árias mais gravadas do século XX, encerra com chave de ouro este terceiro ciclo de MUSICAL-MENTE.

Créditos

CURADORIA FILIPE PINTO-RIBEIRO

COORGANIZAÇÃO DSCH – SCHOSTAKOVICH ENSEMBLE, TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO

DUR. APROX. 1:45 M/6 ANOS
_

15 FEVEREIRO SCHOSTAKOVICH – LIBERDADE REPRIMIDA

FILIPE PINTO-RIBEIRO (PIANO), BORIS BROVTSYN E ALEXANDRA RAIKHLINA (VIOLINO), JENNIFER STUMM (VIOLA), ADRIAN BRENDEL (VIOLONCELO)

OBRAS DE DMITRI SCHOSTAKOVICH – TRIO N.º 1, OP. 8; SONATA PARA VIOLONCELO E PIANO, OP. 40; CINCO PEÇAS PARA VIOLINO, VIOLA E PIANO; QUINTETO COM PIANO, OP. 57
_

27 MARÇO KORNGOLD – LIBERDADE EXILADA

FILIPE PINTO-RIBEIRO E ROSA MARIA BARRANTES (PIANO), MARIO HOSSEN E VALERIE LEOPOLD (VIOLINO), MARTA POTULSKA (VIOLA), LILIANA KEHAYOVA (VIOLONCELO), LEONOR AMARAL (SOPRANO)

OBRAS DE ERICH WOLFGANG KORNGOLD – QUATRO SHAKESPEARE SONGS, OP. 31; QUATRO PEÇAS PARA VIOLINO E PIANO, OP. 11, DA MÚSICA PARA MUCH ADO ABOUT NOTHING, DE SHAKESPEARE; SONGS OF THE CLOWN, OP. 29; QUINTETO PARA PIANO, DOIS VIOLINOS, VIOLA E VIOLONCELO, OP. 15; MARIETTA’S LIED, DA ÓPERA DIE TOTE STADT, OP. 12, PARA SOPRANO, PIANO E QUARTETO DE CORDAS

__
PREÇO ÚNICO 10,00 €

SESSÕES

MOSTEIRO SÃO BENTO DA VITÓRIA

R. DE SÃO BENTO DA VITÓRIA 45, 4050-542 PORTO, PORTUGAL · GOOGLE MAPS · APPLE MAPS · OPENSTREETMAP
 · QUI · 19:00
 · QUA · 19:00

MUSICAL-MENTE – Mosteiro São Bento da Vitória

Data

15 Fev 2024 - 27 Mar 2024
Desde

Hora

19:00

Localização

Mosteiro São Bento da Vitória - Porto
Rua de São Bento da Vitória, S/N - 4050-542 Porto
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »